Por daniela.lima

Rio - Com exceção de poucos e pontuais hits, o axé está fora das paradas de sucesso atuais. A nostalgia do estilo, no entanto, não para de lotar estádios e casas de shows. “O público anda com saudades da música dos anos 90, do axé e do pagode. E, naquela época, as músicas eram melhores mesmo”, aponta Xanddy, vocalista do grupo Harmonia do Samba, de volta ao Rio hoje para o evento ‘Rio Axé’, no Barra Music. Saulo, divulgando seu primeiro DVD fora da Banda Eva, ‘Saulo Ao Vivo’, toca na mesma noite, com participação do cantor Tomate. 

Saulo diz que é ‘da nostalgia’Divulgação


O Harmonia completou duas décadas em 2013 com o DVD ‘Harmonia 20 Anos’ e retorna com novas canções como ‘Quebrou A Cara’ e ‘Harmonia Futebol Clube’. “O povo adora as atuais, mas quer ouvir ‘Vem Neném’. E é uma turma nova. Nem sei como eles ficaram conhecendo essas músicas!”, brinca Xanddy, ansioso para conferir Saulo no show. “Eu, ele e Tomate devemos fazer alguma brincadeira juntos. O Tomate é um grande puxador de trio. E é um cara rock’n’roll. Só falta se jogar do palco!”

Novato na carreira solo, Saulo (que dispensou o “Fernandes” do nome artístico), vem com as músicas novas, mas também se diz um cara “da nostalgia”. “No meu show tem muitas músicas históricas do axé, coisas do Olodum. Tem uma falta de cuidado com o texto que depois pegou algumas músicas novas. O pessoal passou a se ligar muito no comercial”, diz ele, que, como ex-cantor da Banda Eva, quebrou a hegemonia de vocalistas mulheres no grupo. “Foi lá que eu aprendi a puxar Carnaval, a ter liderança sobre um trio. Imagina fazer isso durante sete horas seguidas?”

O Harmonia se apresenta bastante no Rio em projetos como ‘A Melhor Segunda-Feira do Mundo’. E continua viajando bastante pelo país. “Hoje todos somos pais de família e as prioridades mudaram bastante”, conta Xanddy, casado há treze anos com Carla Perez. “Nossos filhos já nasceram debaixo desse fogo cruzado e já se habituaram a isso. A gente tenta se organizar . Depois do Carnaval, sempre tiro férias, por exemplo.”

Você pode gostar