Por daniela.lima

Rio - Shows de hip hop, batalhas de MCs, grafitagem e torneio de skate. Atividades culturais diversas fazem parte do evento Dia de Responsa, que acontece hoje, a partir das 16h, na Praça do Skate, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Organizada pela ONG Movimento Enraizados, em parceria com a Ambev, a programação é aberta ao público e tem como objetivo alertar os jovens para os riscos do consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos. 

MCs LC e Ualax participam das batalhas%2C improvisando sobre temas relacionados ao consumo de álcoolDivulgação


Os shows ficam a cargo de grupos de rap da Baixada, como NRC, DJ DMT, Yas Weneck, One Way e Zero Dollar. Entre uma apresentação e outra haverá as ‘Batalhas do Conhecimento’, uma disputa entre MCs, que vão cantar de improviso temas relacionados ao consumo responsável de álcool.

“Os jovens muitas vezes extrapolam na bebida. Acho que usar o hip hop como ferramenta para conscientização é mais interessante, não fica massivo. Nossa ideia é divertir e informar”, diz Dudu de Morro Agudo, da ONG Movimento Enraizados, que atua há 15 anos na Baixada. “Não somos ligados a nenhuma associação. Nossa ideia é mudar a realidade do bairro onde moramos. Toda semana, realizamos eventos, sempre direcionados para a juventude.”

Já estão confirmados nas batalhas os rappers Walace e Guel, LC, Ualax, Aimée e MC Biel. Outros artistas devem se inscrever na hora. “O público é que vai decidir o melhor de cada batalha”, conta Dudu.
O evento contará ainda com a participação de grafiteiros da Baixada, fazendo intervenções urbanas no local, e skatistas, que disputam um torneio de manobras, previsto para começar às 19h30, na pista de skate.

Você pode gostar