Por tabata.uchoa

Rio - De volta ao Brasil para um show nesta quarta no Theatro Net (onde lança seu novo disco, ‘Tudo’), Bebel Gilberto homenageou o país e o Rio de Janeiro no DVD ‘Live In Rio’, lançado no ano passado. Mas tem tido pouco tempo para voltar — estava sem vir ao Brasil desde setembro do ano passado. Não chegou nem a acompanhar os preparos do musical ‘Cazuza — Pro Dia Nascer Feliz’, que conta a vida do cantor carioca (1958-1990) e inclui como personagens todos os seus grandes amigos — inclusive ela própria.

“Estava fazendo o ‘Tudo’ justamente na época em que a peça começou. Não acompanhei nada”, conta, em conversa com O DIA, de Nova York. Ao contrário do que se afirma, ela não pediu que fossem feitas modificações na personagem Bebel. “Não aconteceu nada disso, nem tenho a menor ideia do que foi o espetáculo. Podem ter dito isso, mas enfim, quem conta um conto, aumenta um ponto’.”

Bebel%3A músicas com Seu Jorge e CalcanhottoDivulgação

Em ‘Tudo’, ela diz pela primeira vez ter conseguido aproveitar tudo o que vem aprendendo há anos em estúdio com seus pais (João Gilberto e Miúcha).

“Lembro do meu pai gravando o disco da capa branca (‘João Gilberto’, de 1973), de como era o clima do estúdio”, recorda ela. “Acho até que sou uma ‘nova velha’ por causa disso. Quando comecei a gravar, fazia meus discos, às vezes, em um ano. ‘Tudo’ foi consolidado em praticamente um mês em Los Angeles. Tive que ser extremamente organizada e concentrada para não deixar o tempo atropelar a gravação.”

O fato de ‘Tudo’ ser um disco que fala basicamente de sonhos acabou levando Bebel a recordar uma música dos primeiros anos de carreira de seu pai, ‘Vivo Sonhando’ (Tom Jobim). “Foi uma sugestão do DJ Zé Pedro. Adorava a versão da Astrud Gilberto (cantora e primeira mulher do seu pai) para a música. Ela cantava essa canção em inglês e em português.”

‘Tudo’ tem parcerias de Bebel com Pedro Baby (‘Areia’), Adriana Calcanhotto (‘Tudo’), o percussionista brasileiro radicado em Nova York Mauro Refosco (‘It’s All Over Now’) e, após algumas tentativas, Seu Jorge (em ‘Novas Ideias’). “Nos conhecemos quando eu ainda estava no Brasil e sempre tentávamos fazer algo juntos, mas nunca chegava ao fim. Ele estava trabalhando com o Mario Caldato, que é o produtor do meu disco, e sempre ia ao estúdio em que eu estava gravando fazer uma visita”, lembra Bebel.

Você pode gostar