Por daniela.lima

Rio - Quando crianças, os irmãos Riker, Rydel, Rocky e Ross Lynch faziam apresentações para a família na garagem de casa, no Colorado (EUA), cobrando um dólar de entrada. O sonho de infância virou banda de verdade, o R5 — com o acréscimo do amigo Ellington Ratliff. E o grupo toca em São Paulo (4 de outubro) e no Rio (dia 5, no Citibank Hall). 

Rocky (E)%2C Rydel%2C Ross%2C Riker e Ratliff são os integrantes do R5Divulgação


“Nem foi algo que partiu de influência da nossa família. Gostamos de música desde crianças e fomos atrás”, conta Ross, por telefone, para O DIA, aproveitando para mandar uma mensagem para as fãs brasileiras. “Amamos vocês e mal podemos esperar para nos encontrarmos no show!”

O R5 ficou popular primeiramente pela TV, antes até do nome R5 existir. Os integrantes apareciam em comerciais desde pequenos. Na telinha, também fizeram participações em programas como o show de dança ‘So You Think You Can Dance’. Ross, o mais popular do grupo, é o rockstar da sitcom ‘Austin & Ally’, do Disney Channel — interpreta Austin, canta o tema de abertura (‘Can’t Do It Without You’) e é envolvido em boatos de namoros com sua colega Laura Marano, a Ally (a dupla sempre desmente tudo).

“É tanto trabalho que não faço muita coisa além de atuar e escrever música, hoje em dia”, diz Ross, ainda espantado com o que alguns fãs são capazes de fazer para atrair a atenção do R5. “Uma vez, estávamos numa autoestrada e o pai de uma fã buzinou e fez gestos para que parássemos para uma foto. Como estávamos indo para um ensaio, fizemos mais gestos para que eles nos seguissem até o estúdio. Tiramos a foto lá!”

O grande hit do grupo, com mais de 12 milhões de views, é ‘(I Can’t) Forget About You’, mas o repertório do show traz também — em meio aos gritinhos das adolescentes — as músicas do novo EP, ‘Heart Made Up On You’. As preferências musicais dos rapazes (e da garota Rydel), todos entre 18 e 22 anos, incluem artistas da época dos seus pais e avós (Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones). Ultimamente, andam ouvindo Prince.

“É o que ouvimos mais. Mas imagino uma coisa bem ligada ao Queen e aos Stones no próximo disco”, anuncia Ross. Queen, por sinal, é influência de dez entre dez das bandas recentes — gente como fun., Muse e vários grupos emo. “Pois é, o Freddie Mercury era um grande vocalista, e ia além da música. Adoramos.”

Você pode gostar