Rio recebe mostra, gratuita, do artista espanhol Miquel Barceló

Primeira individual do artista na cidade está em cartaz em Botafogo

Por O Dia

‘Elefandret’%2C com duas toneladas de bronze%2C é o trabalho mais emblemático de Barceló Divulgação

Rio - Em 2011, um elefante de bronze equilibrado sobre a própria tromba chamava a atenção de quem passava pela Union Square, em Nova York. A peça, chamada ‘Elefandret’, com duas toneladas de metal, tornou-se uma das mais emblemáticas do espanhol Miquel Barceló, o artista vivo mais valorizado de seu país. Agora, o público tem a oportunidade de ver esta e outras obras recentes do espanhol aqui no Rio, na exposição ‘Miquel Barceló’, que acaba de entrar em cartaz na Pinakotheke Cultural, em Botafogo. 

Em sua primeira individual na capital fluminense, Barceló exibe 20 trabalhos, entre pinturas e esculturas. E como pintor, vale destacar que o artista também assinou obras emblemáticas, como a cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. 

Dois filmes ainda integram a mostra carioca: ‘Mar de Barceló’, especialmente produzido durante a execução da cúpula na ONU, e ‘Paso Doble’, referência ao processo criativo das cerâmicas (além de pintura e escultura, Barceló atua em outros suportes, como cerâmica, murais, desenho e ilustração de livros). Completa a mostra uma espécie de gabinete de curiosidades, que reúne elementos pessoais do artista, utilizados por ele para a composição de suas obras e que nunca haviam saído de seu ateliê, em Paris.

A ideia é mostrar ao público o processo criativo do espanhol. A exposição é acompanhada de um livro bilíngue, que reúne uma entrevista do artista ao crítico Adriano Pedrosa, textos do pensador espanhol Enrique Juncosa e fotografias das obras.

PINAKOTHEKE CULTURAL. Rua São Clemente 300, Botafogo (2537-7566). De seg a sex, das 10h às 18h. Sáb, das 10h às 16h. Grátis. Até 9 de novembro.

Últimas de Diversão