Por daniela.lima

Rio - Categoria Melhor Filme Ibero-Americano no Prêmio Goya, considerado o Oscar espanhol. A escolha foi feita por uma comissão da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que, desta vez, deixou para traz ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro, o escolhido para representar o país no Oscar em 2015. 

Irandhir Santos%2C de capa vermelha%2C é líder de um grupo de teatroDivulgação


“Estou superfeliz pela indicação. É um prêmio interessante, e que tem visibilidade e representação na Europa, além do fato de que vem tratando o cinema de maneira plural. Estou superexcitado com a ideia”, afirmou Hilton Lacerda.

O diretor ficou sabendo da indicação da Ancine pelas redes sociais. “Eu estava viajando, em pleno voo. Tentaram me avisar, mas não deu. Quando cheguei ao aeroporto, descobri pelo Facebook”, diverte-se. “Estou otimista. Porém, não fico ansioso, achando que vamos ganhar. Vem quando tem que vir. A indicação já é uma coisa muito boa. O primeiro passo já foi dado”, ressalta Lacerda, que está em Recife para o lançamento do DVD de ‘Tatuagem’ e deve voltar ao Rio ainda esta semana para definir, junto aos produtores do longa, a estratégia de ação para chegar à final.

O filme, ambientado em 1978, conta a história de um militar, vivido por Jesuíta Barbosa, que se apaixona pelo líder de uma trupe de cabaré anarquista, interpretado por Irandhir Santos, em plena ditadura. ‘Tatuagem’, estreia de Hilton Lacerda em obras de ficção, ganhou cinco prêmios no Festival do Rio 2013 (entre eles, Melhor Filme de Ficção pelo voto popular e Melhor Ator) e três no 41º Festival de Gramado (entre eles, Melhor Longa-metragem).

A cerimônia de premiação do Goya será no dia 8 de fevereiro do ano que vem, em Madri. O evento de cinema ainda não divulgou a data em que será anunciada a lista dos finalistas.

Você pode gostar