Por daniela.lima

Rio - Na tela, é cor que não acaba mais. A animação ‘Festa no Céu’, de Jorge R. Gutierrez, é esteticamente impecável e não fica para traz quando se trata de sua trama. Sim, o longa tem todos os elementos corriqueiros do gênero, como mocinho, vilão e mocinha. Mas e daí? É um filme para as crianças, capaz também de agradar aos adultos. 

Os personagens do longa ‘Festa no Céu’%2C na Terra dos LembradosDivulgação


É encantador descobrir a cultura mexicana e a mitologia por trás do Dia dos Mortos — grande festa por lá. A celebração serve como pano de fundo para todo o enredo, baseado em um triângulo amoroso entre Manolo, Maria e Joaquim.

O trio é alvo de uma aposta entre a deusa Catrina, governante da Terra dos Lembrados, e de Xibalba, responsável pela Terra dos Esquecidos. Entediado com seu reino sombrio, ele quer trocar de reino com Catrina. Viciada em apostas, ela não resiste e fecha o trato: se quando adulta, Maria casar com Manolo, ela vence. Mas, se o futuro marido for Joaquim, Xibalba ganha.

Apesar da morte permear toda a história, não há espaço para a tristeza. Menos surpreendente do que os outros trabalhos de Guillermo del Toro (‘O Labirinto do Fauno’), que assina a produção, mas, mesmo assim, um primor.


Você pode gostar