Por karilayn.areias

Rio - Tudo começou com o ‘selfie’. O hábito recente de fotografar a si próprio — e amigos — com câmera de celular inspirou os curadores da exposição ‘Virei Viral’, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a abrir espaço para o tema ‘Identidades e Coletividades’. O assunto é abordado a partir das obras de fotógrafos e artistas plásticos.

A mostra ‘Virei Viral’ 2014 traz as imagens surrealistas de Antonia Leite Divulgação

“Queríamos entender o que existia por trás desse fenômeno de se representar em determinadas situações e depois compartilhar essas representações”, diz a curadora Letícia Stallone. “Com isso, tocamos num assunto muito caro às ciências humanas desde sempre: entender quem somos nós, que representações são essas que assumimos.”

A expo traz trabalhos de artistas que, como diz Letícia, “dialogam com o tema e com a questão da cultura digital”. Entre eles, os ‘post secrets’ (cartões-postais com segredos) coletados pelo americano Frank Warren, o trabalho surrealista de Antonia Leite, as polaroides de Tom Lisboa, o design de Camila Valladares e seus “pacotes de identidade” e muitos outros. A edição 2014 da ‘Virei Viral’ fica no CCBB até 22 de dezembro.

Serviço

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Rua Primeiro de Março 66/sala B e foyer da bilheteria, Centro (3808-2020). Hoje, amanhã e domingo de 9h às 21h. Mais em vireiviral.com.br.

Você pode gostar