Por daniela.lima

Rio - Contar a vida de alguém em 2h20 não é tarefa fácil. Mas o diretor Mauro Lima (‘Meu Nome Não é Johnny’) soube driblar bem esse desafio. Ao filmar ‘Tim Maia’, o diretor consegue mostrar a trajetória do cantor que ficou conhecido como Síndico. Mas, além disso, ele parece ter encontrado a essência do cinebiografado nas excelentes interpretações de Babu Santana e Robson Nunes, que dividem o papel em diferentes fases da vida do artista. 

O ator Babu Santana interpreta Tim Maia em sua fase adulta%2C na cinebiografia dirigida por Mauro LimaDivulgação


A trama revela também o lado polêmico de Tim Maia, que se envolveu em várias brigas com parceiros e abusou das drogas. Baseado no livro de Nelson Motta, ‘Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia’, o longa mostra a transformação do menino pobre da Tijuca no showman que ganhou o país. Além disso, dá para entender melhor a história da música brasileira. 

Algumas cenas mostram a relação do Síndico com figuras como Carlos Imperial (Luís Lobianco), Roberto Carlos (George Sauma), Erasmo Carlos (Tito Naville) e Nara Leão (Malu Magalhães). No papel de narrador, está Cauã Reymond, em personagem que é uma espécie de síntese dos amigos do cantor. Já os amores são sintetizados em Janaína, interpretada por Alinne Moraes.

Com uma trama que vai dos anos 50 aos 90, o filme merece destaque pela direção de arte e figurino. Robson Nunes e Babu Santana, que encarnam Tim Maia em sua juventude e vida adulta, respectivamente, conseguiram criar uma unidade e suas atuações não destoam uma da outra.

Por fim, o longa mostra não só passagens hilárias do artista, mas também, seus altos e baixos, em um ritmo que envolve, diverte e emociona. Não se surpreenda se sair do cinema cantando.

Você pode gostar