Timothy Zahn lança no Brasil livro que dá continuidade à ‘Guerra nas Estrelas’
Autor traça novos caminhos da força em 'Herdeiro do Império'
Por tabata.uchoa
Rio - Como todo aficionado pela saga criada por George Lucas deve saber, as aventuras de ‘Star Wars’ se passam numa galáxia muito, muito distante. No entanto, na última quarta-feira, esse universo fez uma escala num local bem mais próximo — o número 45 da Rua Senador Dantas, Centro da cidade. Ao lado da porta da Livraria Cultura, era possível ver uma fila de pouco mais de 100 fãs — e quem se aproximava conseguia ouvir dois nomes próprios em língua inglesa escaparem por seus lábios repetidamente: Timothy Zahn. O escritor americano veio ao Rio de Janeiro para finalizar a turnê de lançamento de ‘Herdeiro do Império’ (ed. Aleph, 472 págs., R$ 39,90), livro escrito por ele há 25 anos e que finalmente chegou ao mercado brasileiro.
Caso raro de grande aceitação entre os exigentes fãs de ‘Star Wars’, ‘Herdeiro do Império’ é a primeira parte da chamada ‘Trilogia Thrawn’, considerada uma das melhores obras já feitas com os personagens originais da trama fora dos eventos apresentados nos filmes.
O fascínio pela obra é tamanho que muitos admiradores torcem para que a próxima fase da saga cinematográfica — cujo novo episódio, ‘O Despertar da Força’, chegará às salas de exibição em dezembro de 2015 — tenha como base a história mostrada no livro.
Publicidade
“Infelizmente, não foram muito felizes com a última trilogia que levaram ao cinema. Principalmente no primeiro episódio. Adaptar a história de ‘O Herdeiro do Império’ seria a garantia de que voltaríamos a ver um roteiro de qualidade”, opinou o formando em Hotelaria e fanático por ‘Star Wars’ Felipe Rodrigues, de 22 anos.
Como a maior parte das pessoas que acompanham de perto a saga de ‘Guerra nas Estrelas’, ele — que no lançamento do livro estava vestido de cavaleiro Jedi — também não guarda boas lembranças da última trilogia que chegou aos cinemas, concluída em 2005.
Publicidade
Zahn fica feliz com o carinho que os fãs têm por seu livro, mas ele mesmo não tem certeza se a trama que escreveu estará presente nos próximos filmes. “A Disney — proprietária da franquia — não me quer especulando sobre nada. Claro que gostaria de ver minha trama nas telas, mas a verdade é que tudo sobre os novos filmes é mantido sob grande sigilo. Posso, no máximo, torcer para que os produtores e o diretor façam um excelente trabalho”, ele explicou, enquanto era observado por um fã vestido de Darth Vader.
A história de ‘O Herdeiro do Império’ ocorre cinco anos após os eventos mostrados em ‘O Retorno de Jedi’ (1983). Depois de destruírem a Estrela da Morte, Luke Skywalker, Han Solo e a princesa Leia começam a trabalhar na criação de uma Nova República. Nesse contexto, um grão-almirante imperial chamado Thrawn descobre uma maneira de derrotar a Aliança Rebelde que destruiu o Império.
Publicidade
Pela primeira vez no país, Zahn ficou impressionado com o interesse do fã brasileiro de ‘Star Wars’ em sua obra. “Sem exagero, já dei mais de 2,5 mil autógrafos desde que cheguei aqui. Acho que é o recorde da minha carreira”, brincou, pouco antes de apresentar — para a plateia lotada do Teatro Eva Herz — uma palestra sobre seu trabalho com os personagens de ‘Guerra nas Estrelas’, com fãs tão ansiosos pelas palavras do escritor quanto rebeldes no dia da explosão da Estrela da Morte.