Por tabata.uchoa

Rio - Como todo aficionado pela saga criada por George Lucas deve saber, as aventuras de ‘Star Wars’ se passam numa galáxia muito, muito distante. No entanto, na última quarta-feira, esse universo fez uma escala num local bem mais próximo — o número 45 da Rua Senador Dantas, Centro da cidade. Ao lado da porta da Livraria Cultura, era possível ver uma fila de pouco mais de 100 fãs — e quem se aproximava conseguia ouvir dois nomes próprios em língua inglesa escaparem por seus lábios repetidamente: Timothy Zahn. O escritor americano veio ao Rio de Janeiro para finalizar a turnê de lançamento de ‘Herdeiro do Império’ (ed. Aleph, 472 págs., R$ 39,90), livro escrito por ele há 25 anos e que finalmente chegou ao mercado brasileiro.

Um fã vestido de Darth Vader%2C com o escritor Timothy ZahnMárcio Mercante / Agência O Dia

Caso raro de grande aceitação entre os exigentes fãs de ‘Star Wars’, ‘Herdeiro do Império’ é a primeira parte da chamada ‘Trilogia Thrawn’, considerada uma das melhores obras já feitas com os personagens originais da trama fora dos eventos apresentados nos filmes.

O fascínio pela obra é tamanho que muitos admiradores torcem para que a próxima fase da saga cinematográfica — cujo novo episódio, ‘O Despertar da Força’, chegará às salas de exibição em dezembro de 2015 — tenha como base a história mostrada no livro.
Publicidade
“Infelizmente, não foram muito felizes com a última trilogia que levaram ao cinema. Principalmente no primeiro episódio. Adaptar a história de ‘O Herdeiro do Império’ seria a garantia de que voltaríamos a ver um roteiro de qualidade”, opinou o formando em Hotelaria e fanático por ‘Star Wars’ Felipe Rodrigues, de 22 anos.
Como a maior parte das pessoas que acompanham de perto a saga de ‘Guerra nas Estrelas’, ele — que no lançamento do livro estava vestido de cavaleiro Jedi — também não guarda boas lembranças da última trilogia que chegou aos cinemas, concluída em 2005.
Publicidade
Zahn fica feliz com o carinho que os fãs têm por seu livro, mas ele mesmo não tem certeza se a trama que escreveu estará presente nos próximos filmes. “A Disney — proprietária da franquia — não me quer especulando sobre nada. Claro que gostaria de ver minha trama nas telas, mas a verdade é que tudo sobre os novos filmes é mantido sob grande sigilo. Posso, no máximo, torcer para que os produtores e o diretor façam um excelente trabalho”, ele explicou, enquanto era observado por um fã vestido de Darth Vader.
A história de ‘O Herdeiro do Império’ ocorre cinco anos após os eventos mostrados em ‘O Retorno de Jedi’ (1983). Depois de destruírem a Estrela da Morte, Luke Skywalker, Han Solo e a princesa Leia começam a trabalhar na criação de uma Nova República. Nesse contexto, um grão-almirante imperial chamado Thrawn descobre uma maneira de derrotar a Aliança Rebelde que destruiu o Império.
Publicidade
Pela primeira vez no país, Zahn ficou impressionado com o interesse do fã brasileiro de ‘Star Wars’ em sua obra. “Sem exagero, já dei mais de 2,5 mil autógrafos desde que cheguei aqui. Acho que é o recorde da minha carreira”, brincou, pouco antes de apresentar — para a plateia lotada do Teatro Eva Herz — uma palestra sobre seu trabalho com os personagens de ‘Guerra nas Estrelas’, com fãs tão ansiosos pelas palavras do escritor quanto rebeldes no dia da explosão da Estrela da Morte.
Você pode gostar