Por nicolas.satriano
Rio - Então é Natal. E, como acontece em todos os anos, é hora de reunir a família e os amigos e desfrutar de uma noite feliz. Além de uma roupa nova, de um make caprichado e de presentes devidamente embalados, é preciso decorar a casa. E já que moramos num país tropical, que tal criar um décor brasileiríssimo?
Mesa de Carla de BritoMárcio Mercante / Agência O Dia

A decoradora Carla De Brito, o cenógrafo Edgard Octávio e o produtor Irajá Carneiro toparam o desafio. O resultado? Ficou bonito por natureza, mas que beleza. Carla montou uma mesa com itens rústicos que são vendidos na Saara; Edgard criou um arranjo de mesa que funciona como uma árvore de Natal estilizada, e Irajá montou um bar supertropical e colorido para brindar com os amigos. Feliz Natal!

A mesa de Carla Brito (acima)
Publicidade
“Montei uma mesa de jantar com elementos legais e em conta, que proporcionam visual tropical. Comprei um caminho de mesa de chita e juta numa loja de tecidos na Saara; depois, usei jogos americanos, vidros e velas, todos da loja Vista Verde Flores & Decoração (Rua Buenos Aires 290, Centro). Os arranjos fiz com flores artificiais e privilegiei as tropicais, como bromélia, antúrio, costela-de-adão e bico-de-papagaio. Quem preferir pode fazer com flores naturais, é claro. Utilizei uma louça neutra, mas pratos em tons de verde e vermelho também ficam ótimos. Essa mesa combina com o Natal e também fica linda numa casa de praia na ceia do Réveillon.”

O arranjo de Edgard Octávio

“Fiz um arranjo bem tropical e fácil de copiar. Usei um tecido do Taiti com estampa de hibiscos em verde e amarelo, bem brasileiro, que pode ser usado para cobrir uma mesa de centro. Depois, misturei vidros e lanternas verdes, que podem ser encontrados na Saara, com folhas de bananeira de purpurina da loja Vista Verde, que também fica na Saara (Rua Senhor dos Passos 188, Centro), velas da Candle Design (2513-3601) e cachos de banana verde. Para arrematar, joguei fitas douradas que comprei na Caçula (Rua Buenos Aires, 253, Centro). O arranjo funciona como uma árvore de Natal estilizada. No Brasil, e principalmente no Rio, tem tudo a ver uma decoração tropical no Natal.”

Arranjo de Edgard OctávioJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

O bar de Irajá Carneiro

“Estou sempre em ebulição, sou bem-humorado e nada clean. Produzi minha mesa-bar pensando em quem, como eu, mora sozinho e recebe os amigos para drinques. Sugiro que as pessoas tenham em casa um cavalete ou uma mesa dobrável, que poderão ser reutilizados em diversas ocasiões. Usei um tecido pintado a mão por uma artista plástica. Vale brincar com as flores, uma de cada tipo, e arrumá-las em potes diversos. Também usei copos vermelhos, transparentes e miniguardanapos de linho coloridos com palavras bordadas, como amor. A grande sacada é servir sucos e drinques em garrafinhas. É prático e divertido.”

Bar de Irajá CarneiroJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia