Por bianca.lobianco
Rio - Quem não suporta mais celebrar o Natal ao som do disco de Simone tem outra versão de ‘Então é Natal’ à disposição. A dupla Victor & Leo se juntou com a banda Malta em estúdio para regravar, com pegada pop, a versão de Claudio Rabello para ‘Happy Xmas’, a canção pacifista de John Lennon (1940-1980). A gravação abre o CD ‘Natal em família 2’, o mais forte lançamento natalino do ano.
Como o primeiro volume, ‘Natal em família 2’ enfileira gravações de hits natalinos em ritmo de sertanejo, pagode, forró e até rap. A ideia é aproximar essas músicas do som ouvido atualmente pelo povo brasileiro. As gravações promovem encontros de astros do elenco da gravadora Som Livre.
A dupla Victor %26 Leo posa no estúdio com os músicos da banda Malta na gravação de ‘Então é Natal’%2C faixa que abre o CD ‘Natal em família 2’Divulgação

Se Michel Teló e Wesley Safadão fazem ‘Sino de Belém’ bater no ritmo sertanejo, com toques de forró, Pollo insere seu rap em ‘Homem de Nazareth’, faixa dividida com o grupo de pagode Raça Negra. Falando em pagode, o Sambô põe ‘Jingle bells rock’ na roda em gravação com Ana Cañas. ‘Um feliz Natal’ também vira pagode com Bom Gosto e Koringa.

Publicidade
De todas as releituras, vale destacar a do grupo Suricato, que dá tom ‘bluesy’ ao ‘Natal branco’ — versão da obra-prima ‘White Christmas’ — em gravação feita com a (dispensável) adesão da cantora Claudia Leitte.
Primeiro grande sucesso do repertório natalino brasileiro, a triste e politizada canção ‘Boas festas’, do compositor Assis Valente (1908-1958), tem seu toque social diluído no registro inapropriadamente animado que junta Gaby Amarantos e Cristiano Araújo em arranjo que tende para o sertanejo.
Publicidade
Em sua modalidade pop, o sertanejo é o gênero que dá o tom popular de ‘Natal em família 2’. Basta ouvir ‘Para não ser triste’, faixa que junta Gusttavo Lima com a dupla João Neto & Frederico, para perceber que o Natal é cada vez mais sertanejo.