Por karilayn.areias
Marcio Victor%3A 'Eles só têm que parar com esse lado deles de banda paulista%2C né%3F'%2C brincaAg. News

Rio - Do experimental ao comercial. Tidos pela crítica como renovadores da música baiana, os rapazes do BaianaSystem (Roberto Barreto na guitarra baiana, Russo Passapusso no vocal e Marcelo Seco no baixo) gravam o segundo álbum — previsto para maio, com Daniel Ganjaman na produção — trazendo uma participação vinda direta do universo popular do axé. Marcio Victor, do Psirico, botou percussões no primeiro single, ‘Playsom’, e está gravando mais músicas com o grupo.

“Eu e Marcio Victor tocamos juntos na Timbalada e sempre achei o trabalho dele como percussionista bem diferenciado. Ele já tocou percussão em shows nossos, e chamou a atenção do público. Começamos a brincar com células rítmicas de samba e pagode e sempre pensávamos nele”, conta Roberto Barreto.

O músico é sincero ao falar sobre ‘Lepo Lepo’, hit do Psirico. “Não é das coisas com as quais nós mais nos identificamos, é verdade. Mas acho que faz sentido dentro da proposta dele com o Psirico. De qualquer maneira, o Marcio tem várias faces musicais. Buscamos nele o que gostamos mais”.

Marcio devolve os elogios. “O BaianaSystem é a melhor banda da Bahia atualmente! Adoro os shows e as músicas deles e está sendo muito legal gravar em estúdio”, diz, aproveitando para brincar. “Eles só têm que deixar de lado essa face meio cult deles, né? Meio de banda paulista... Aí eles estouram logo”.

Usando em shows e palco a mesma guitarra baiana (a de quatro cordas, com afinação de bandolim) que projetou Armandinho Macêdo, de A Cor do Som, Barreto diz que o rótulo ‘axé’ dado a todas as bandas baianas provoca confusão.

“É que para nós aqui na Bahia ele não é gênero musical. É uma denominação de mercado, como se fosse uma prateleira na qual colocam Daniela Mercury, Olodum... Todo mundo”, conta o guitarrista. O grupo já tocou também com uma espécie de pai da axé music, Luís Caldas. “Mas tivemos a ideia de convidá-lo ao ouvirmos uma música que ele gravou com o (músico paulistano) André Abujamra”.

Outros trabalhos ocupam o tempo do BaianaSystem, além do grupo. Russo tem sua carreira solo: lançou o elogiado álbum ‘Paraíso da Miragem’ no ano passado, com participações de BNegão, Edgard Scandurra, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci. Barreto é radialista, além de músico, e cuida dos programas ‘Radioca’ e ‘Rádio África’, na Educadora FM da Bahia. “No segundo, toco só música africana. No primeiro, foco em gente recente como Curumin, Céu”.

Você pode gostar