Por daniela.lima

Rio - Luan Santana garante que, apesar de ter apenas 24 anos, é fã do rock dos anos 50 e 60, de ídolos como Elvis Presley e Beatles. “Com certeza. Eles foram toda minha inspiração”, atesta. “Meu gosto é eclético. Além do sertanejo que canto e amo, adoro o sertanejo antigo, tipo Milionário e José Rico, e também curto Bruno Mars, Justin Timberlake, Coldplay, Keith Urban, uma cantora que pouca gente conhece, que é a Bridgit Mendler, e até Linkin Park. Inclusive, fui a um show deles em São Paulo e fiquei na pista e tudo!” 

'Quero expandir meu público e mostrar que estou mais maduro. Acho que eu mudei muito%2C tanto fisicamente quanto na voz'Divulgação


Foi nas raízes roqueiras, porém, que o sertanejo foi buscar a inspiração para sua nova turnê, de lançamento do DVD ‘Luan Santana Acústico’, que começa em São Paulo neste fim de semana e chega ao Rio dias 4 e 5 de abril, no Citibank Hall. “A ideia do conceito surgiu durante uma viagem que fiz com meu produtor, Dudu Borges, e meu empresário, Fábio Fakri, para Las Vegas”, detalha. “Todo o conceito começou na verdade pela busca de uma sonoridade e identidade visual para a nova turnê. Em uma conversa, o Dudu sugeriu os anos 60, Beatles etc., e logo todos compraram a ideia”, explica o cantor.

Luan pretende promover uma viagem no tempo, com referências da cultura pop daquelas décadas. O que já dá para se notar em seu novo visual: topete estilo Elvis Presley, terninhos como os dos Beatles e motocicletas que remetem ao ator James Dean. “Não é um musical! Acho que será fantástico poder mostrar para meu público uma sonoridade diferente do que a minha geração está acostumada. Com certeza esse projeto é especial”, entusiasma-se o astro. “Com esse projeto, quero expandir meu público e mostrar que estou mais maduro. Acho que eu mudei muito, tanto fisicamente quanto na voz.”

A banda que o acompanhou no DVD conta com a participação do baterista Aaron Sterling, que toca com o cantor norte-americano John Mayer, queridinho da turma sertaneja. “Sempre foi um desejo meu e do meu produtor ter um músico que a gente admire em um projeto. E o Aaron Sterling foi muito importante para nossa ideia de sonoridade nesse acústico”, elogia.

O show, em formato intimista, dando mais espaço para os violões, mescla músicas já conhecidas de seu repertório — sim, ‘Meteoro’ está lá — e mais dez inéditas. E há umas novidades, como uma tirolesa que sobrevoa a plateia, como as usadas em festivais como o Rock in Rio. “Cara, a história da tirolesa era para ser surpresa, mas vazou... Seja como for, tem surpresa reservada para esse momento e vou guardar. Quem for ao show vai saber!”, faz mistério. 

RAIO X DO DVD

O DVD ‘Luan Santana Acústico’, quarto de sua carreira, foi gravado no Estúdio Quanta, em São Paulo, para uma plateia de 1.300 convidados. Os fãs entraram no clima e se caracterizaram com figurinos dos anos 50 e 60. Na entrada do estúdio, eram recepcionados por Marilyn Monroe, James Dean e melindrosas em um corredor repleto de fotos de Luan Santana nas paredes.

A direção do espetáculo foi de Joana Mazzucchelli e Dudu Borges, mas o cenário foi escolhido pelo próprio Luan: suspensos no ar, triângulos de LED “dançavam” conforme os acordes das 20 músicas do repertório, formando um teto iluminado com o cantor no centro do palco.

No repertório, novas músicas, como ‘Escreve Aí’, ‘Chuva de Arroz’, ‘Café Com Leite’ e ‘Eu Não Merecia Isso’, foram encaixadas entre sucessos já conhecidos, que ganharam novos arranjos, entre eles ‘Falando Sério’, ‘Sufoco’, ‘Amar Não É Pecado’ e, claro, ‘Meteoro’.

Você pode gostar