Por cadu.bruno

Rio - No escurinho do cinema, o personagem declara: “Estou pensando seriamente em comer sua mulher.” Pensou bobagem, né? A figura em questão é Hannibal Lecter, o assassino e canibal vivido por Anthony Hopkins em ‘Hanibbal’. A cena demonstra o quanto é vasto o universo da gastronomia nas telas, matéria-prima da publicitária Mariza Gualano em seu novo livro: ‘Royale com Queijo — As Mais Deliciosas Frases Sobre Gastronomia do Cinema’ (Ed. Valentina, 240 págs., R$ 34,90).

Depois de abordar o sexo em obra anterior, a autora pesca dessa vez mais de 600 citações envolvendo comida ou bebida em filmes de todos os gêneros, revelando o quanto o tema é importante para roteiros diversos, ainda que às vezes passe despercebido pela plateia.

Publicitária Mariza Gualano já prepara seu terceiro livro de frasesDivulgação

“Sempre tive paixão por frases e filmes, e passei a levar caderninho de anotações para o cinema. Recorto diálogos desde os tempos dos vídeos em VHS, sempre tirando diretamente do filme. Nos livros, estão todas contextualizadas”, conta Mariza.

A autora cita 330 longas nas páginas, e estima em 40% o total de filmes cujo tema central é, de fato, a gastronomia. A seleção de filmes do gênero é variada, abordando de leves como ‘Julie & Julia’ (2009) e ‘Chocolate’ (2000) a dramas como ‘Fome’ (2008).

Em caso distinto está a inspiração para o título do livro, retirado do famoso diálogo sobre fast-food entre os personagens de John Travolta e Samuel L. Jackson, em ‘Pulp Fiction’ (1994), quando conversam sobre hambúrgueres a caminho de cometer alguns assassinatos.

Há vários filmes brasileiros na lista, como ‘Estômago’ (2007) e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ (1976), quando a personagem de Sônia Braga lembra do falecido: “Seus dentes mordiam o siri mole, seus lábios ficavam vermelhos de dendê.”

Animações também aparecem, como o clássico ‘Branca de Neve’, de 1937: “Nesta mistura bem forte a maçã sorve o sono da morte”, diz a Rainha Má, preparando a fruta envenenada. O próximo projeto editorial já está definido, para fechar a trilogia. “É a santíssima trindade da humanidade. Já abordei o sexo e a comida. O próximo livro será de frases sobre dinheiro”, revela Mariza.

Você pode gostar