Por daniela.lima

Rio - As fashionistas de plantão elegeram um novo tom para fazer a cabeça com estilo. O cabelo cinza, que remete ao visual grisalho, até pouco tempo atrás era associado a pessoas maduras. Mas tudo mudou. Agora não faltam meninas de 20, 30 anos descolorindo os fios e usando tonalizantes para alcançar o look queridinho da vez: o granny hair, ou cabelo da vovó. 

A consultora de comunicação Lia Amancio posa orgulhosa com seus fios grisalhosDivulgação


E essa moda já está bombando nas redes sociais. Só no Instagram, na busca pelas hashtags #grannyhair e #grayhair, é possível encontrar mais de 60 mil resultados. Entre eles, os das precursoras deste movimento, as camaleoas Kelly Osbourne, atriz e cantora, e Kylie Jenner, a caçula das irmãs Kardashians. De lá pra cá, a tendência conquistou famosas e anônimas e já é considerada mais uma ferramenta de incentivo para as mulheres maduras assumirem os fios grisalhos.

“O cabelo cinza é uma tendência superforte na Europa e nos Estados Unidos, e traz um visual moderno. Ele fica bem em mulheres que têm atitude”, adianta o cabeleireiro Wanderley Nunes. O maquiador Marcelo Hicho vai além: “Acredito que as brasileiras vão aderir à novidade. Elas estão mais atrevidas.” A cabeleireira Marcia Ozório acrescenta: “No meu salão, em Niterói, os pedidos por este visual crescem a cada dia. Só não recomendo para quem fez alisamento.”

A jornalista Ju Romano, 25 anos, que assina o blog ‘Entre Topetes & Vinis’, adotou a nova onda sem pestanejar. “Eu nunca tive medo de mudar a cor do cabelo. Por eu ter a pele muito branquinha, achei que o tom ficaria legal. Mas o cinza dá trabalho. Como eu tenho o cabelo castanho, levei nove horas só para descolorir. Mas o resultado ficou incrível, eu amei.” 

Dascha Polanco, Cara Delevingne, Angela Lee, Lady Gaga, Kelly Osbourne e Kylie Jenner são algumas das famosas que aderiram ao estiloDivulgação


A gerente de vendas Jucineia da Silva, 40, concorda. “Eu acabei de fazer o granny hair. Sou do tipo que não pode ver uma novidade para os fios que deseja logo experimentar”, entrega.

Quem também é adepta é a tradutora Mariana Bandarra, 34. “O meu sonho era ter cabelo grisalho. É chiquérrimo. Eu acho que muito mais do que uma modinha, o granny hair vai servir como apoio para as mulheres grisalhas que, há algum tempo, vão contra o que é esperado delas”, diz ela.

Nadando contra a maré dos fios pintados há alguns anos, a consultora de comunicação Lia Amancio, de 37 anos, conta que já mudou as madeixas várias vezes até decidir se libertar de tinturas. “Quando os primeiros fios brancos surgiam, eu arrancava. Depois, passei a pintar. Com o tempo, percebi que ter cabelo branco não é um problema. A nossa cultura não aceita a velhice, e o cabelo branco remete a isso. Outro erro é o pensamento de que o homem grisalho é charmoso e a mulher grisalha, desleixada”, opina.

E que tal ter o cabelo grisalho com mechas escuras? É a chamada técnica das luzes invertidas ou trevas. “Tenho 50 anos e meu cabelo é totalmente branco. Para dar um charme, a minha cabeleireira falou desse procedimento. Combinou com o meu estilo. Faço há três anos e chamo atenção por onde passo”, conta a empresária Kika Gama Lobo. 

Dicas para um granny hair perfeito: Hairstylist Felipe Freitas ensina como ter e manter 

PARA quem tem o cabelo escuro, o primeiro passo é descolorir totalmente os fios. As louras só precisam fazer uma coloração normal.

QUEM tiver receio de descolorir completamente o cabelo pode fazer uma balayage, técnica de aplicação da tintura que pode ser aplicada em mechas largas ou mais delicadas.

DEPOIS de o cabelo alcançar o tom número 9, que equivale ao louro muito claro, aplica-se um tonalizante com pigmento cinza puro.

A MANUTENÇÃO deve ser feita de acordo com o desbotamento da cor. Em alguns fios, o tom permanece mais tempo; em outros, desbota com rapidez.

SE FOR adotar o granny hair, opte por um corte mais curto. Vale tanto o estilo pixie (corte Joãozinho) quanto o long bob (cabelo na altura do ombro) ou bob (versão mais curta do corte). O cabelo comprido
neste tom fica pesado.

É SEMPRE bom usar xampus e condicionadores para proteção da cor e realizar tratamentos contínuos.

PARA manter a saúde dos fios, hidrate-os uma vez por semana.

Você pode gostar