Por daniela.lima

Rio - De volta amanhã com a apresentação do tropicalista Tom Zé na unidade Tijuca, o Circuito Sesc de Música anuncia 200 apresentações até dezembro, em 18 de suas unidades. E traz várias inovações. “Vamos ter até apresentações de músicos da Orquestra Sinfônica da Petrobras, sem hora marcada, em nossas unidades”, conta a curadora da programação, Leila Dantas. 

Tom Zé%3A show no Sesc Tijuca será uma festa para os fãsDivulgação


Dessa vez, os shows vêm separados em circuitos: Mundo Música (com artistas experientes como Tom Zé, Margareth Menezes, João Bosco), Sonante (nomes ligados ao público jovem como Fuzzcas, B Negão e Jesuton), Harmônicos (instrumentais com Yamandu Costa, Nicolas Krassik e Quarteto Paulo Moura), Vitrolinha (infantis com Ana Bello, Bebossa Kids, Circo da Silva) e Sobretom (apenas com clássicos). Algumas datas já marcadas incluem Rita Beneditto (dia 23 de junho no Sesc Ginástico), a Orquestra Contemporânea de Olinda (Tijuca, dia 18 de junho) e o Quinteto Villa Lobos (Sesc Ginástico, dia 30 de junho). 

E além dos shows, há workshops e oficinas com músicos no circuito Faça e Ouça. “Queremos formar uma plateia, preparar o público para ouvir música”, conta Leila. O violonista Turíbio Santos vai fazer masterclasses ao longo de julho, nos Sescs Friburgo (dia 4), Quitandinha (dia 27) e Teresópolis (30). Em 28 de novembro, o músico leva o projeto ao Sesc Engenho de Dentro. O Bloco do Passo, que mistura vocais e percussão (feita com os próprios corpos dos integrantes), faz oficinas a partir de agosto, começando pelo Sesc Engenho de Dentro (dia 22).

“Nossa aposta também é na interação com a plateia. Queremos que o público se aproxime do músico, entenda um pouco do processo criativo dele. Vamos reduzir a distância”, alegra-se Leila.

Abrindo o projeto, Tom Zé traz para o Rio o show ‘No Buraco da Fechadura’, no qual apresenta músicas como ‘Curiosidade’, ‘Tô’ (gravada por Zélia Duncan), ‘2001’ (parceria com Rita Lee, gravada nos anos 60 pelos Mutantes). O cantor baiano prepara-se para ver a plateia repleta de jovens, como é costume em seus shows.

“Meu papo com eles é estabelecido por uma rebeldia constante que me move. É um motor interno. Os shows acabam sendo uma festa bem animada. O pessoal é que me bota na festa, eu só dou a partida”, discursa o cantor, que lança recentemente o CD ‘Vira Lata na Via Láctea’. “Mas ainda vamos fazer um show desse disco no Rio”.

A agenda completa do Circuito Sesc Música pode ser vista em www.sescrio.org.br.

Você pode gostar