Por daniela.lima

Rio - O inverno chegou e, com ele vem aquela vontade quase incontrolável de beliscar uma coisinha aqui, comer algo ali — e lá se vai aquela paz com a balança que tinha sido conquistada à base de muita luta e dedicação. 

Atriz e cantora Maria Luiza Campos adora tomar sopa no inverno. A sua preferida é a de legumes Bruno de Lima / Agência O Dia


“Nosso corpo precisa manter a temperatura sempre em equilíbrio, variando dentro de um limite. Por isso, desejamos comidas mais calóricas, como doces e alimentos mais gordurosos, nesta época do ano”, explica o nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso.

Para garantir a manutenção da forma, que tal aderir a receitas leves e quentinhas? Tem de tudo: sopa, chocolate quente funcional, fondue de queijo light e mingau.

No restaurante .Org Bistrô, na Barra da Tijuca, a sopa de abóbora, cenoura, maçã e especiarias faz sucesso quando a temperatura abaixa. A atriz Maria Luiza Campos, a Mari da novela ‘Malhação’, é adepta. “Além de ser fácil de fazer, a sopa é saborosa. A minha preferida é a de legumes”, diz a atriz e cantora, que perdeu quatro quilos em dois meses. Ela faz show no dia 28 de junho, na Livraria Travessa, no BarraShopping.

Segundo a chef do .Org Bistrô, Tati Lund, o segredo do prato são as especiarias. “Elas ajudam na digestão e ativam o metabolismo”, explica. Anote algumas receitas que vão te aquecer neste inverno. 

SOPA

Ingredientes:
2 xícaras de abóbora japonesa/ 1 xícara de cenoura/ 1 maçã / 4 cebolas / 6 dentes de alho / 2 paus de canela / 1 cardamomo / 2 colheres de sopa de azeite / sal e pimenta a gosto / água suficiente para cobrir / alfavaca ou manjericão / gergelim preto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Depois, acrescente a abóbora, a cenoura e a maçã. Cubra os vegetais com água. Deixe cozinhar até ficar macio, em torno de 15 minutos. Retire o pau de canela e bata no liquidificador. Finalize com gergelim e alfavaca. 

CHOCOLATE QUENTE

Ingredientes:
1 xícara de leite de amêndoas/ 30 gramas de chocolate 70% funcional/ 1 colher de chá rasa de canela em pó/ 1 pitada de noz moscada/ 1 colher de sopa de biomassa de banana verde/ 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)/ Pauzinho de canela

Modo de preparo:
Primeiro bata no liquidificador o leite com a biomassa e depois leve ao fogo. Acrescente o chocolate cortado em pedaços e mexa até engrossar. Finalize com a canela e noz moscada. 

MINGAU DE AVEIA

Ingredientes:
200ml de leite semidesnatado + 3 colheres de sobremesa de aveia em flocos + canela em pó a gosto.

Preparo:
Coloque o leite e as 3 colheres de sobremesa de aveia na panela e mexa. Quando começar a engrossar, retire. Coloque em um prato e adicione a canela em pó para decorar. Durante o preparo do mingau, pode adoçar com o açúcar orgânico cristal ou demerara. Ou, depois de pronto, quem quiser também pode acrescentar 4 a 5 gotas do adoçante stevia. 

MISSOSHIRO

Ingredientes:
500 ml de água/ 1 colher e meia de sopa de missô/ 1/2 envelope de hondashi (tempero em pó sabor peixe)/ 1 xícara de acelga e/ou repolho cortados bem fininhos/ 100 g de tofu/ Cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Colocar a água para ferver — quando ferver, abaixe o fogo. Acrescente o missô e misture até que se dissolva. Coloque o hondashi e misture. Em seguida, coloque a acelga e o tofu. Desligue o fogo e está pronto! Na hora de servir, acrescente a cebolinha.

FONDUE DE QUEIJO LIGHT

Ingredientes:
1 dente de alho/ 150 g de requeijão light/ 100 g de queijo de minas frescal 0% gordura/ 150 g de queijo prato light ralado/ 100 ml de leite desnatado/ 2 colheres de amido de milho/ 1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bata o queijo de minas com o leite. Aqueça uma panela em fogo médio, coloque o requeijão, o amido de milho e acrescente, aos poucos, a mistura do queijo com o leite, sempre mexendo. Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporá-los à massa. Quando a massa estiver homogênea, retire a panela do fogo e despeje o creme na panela de fondue. Sirva com opções leves, como abobrinha, brócolis, couve-flor, cenoura e aipo cozidos al dente no vapor. Opções cruas como pepino e tomate também servem como acompanhamento. Rende ½ xícara por porção.

BENEFÍCIOS:

Segundo a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, a aveia é um ingrediente que faz bem à saúde por ser um carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico. “Por isso, não provoca picos de glicose no sangue”, diz Fernanda. “A aveia também contém a beta-glucana, uma fibra que auxilia no controle do colesterol e do diabetes, ajuda a diminuir a fome e reduz a gordura abdominal, por facilitar o trânsito intestinal. A canela é um termogênico de excelente qualidade, que diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono. Já o leite semidesnatado é uma boa fonte de cálcio e de proteína magra”, diz ela.

Você pode gostar