Por clarissa.sardenberg

Rio - Já existem DVDs com ‘making of’ de gravação de álbum de Jards Macalé e com documentário sobre o artista carioca. Mas o parceiro de Waly Salomão (1943 - 2003) em sucessos como ‘Vapor barato’ (1971) nunca havia feito um registro audiovisual de show. Daí a importância do DVD ‘Jards Macalé ao vivo’, lançado esta semana pela gravadora Som Livre. No DVD, Macalé revê amigos como seu parceiro Luiz Melodia, com quem revive o reggae ‘Negra melodia’.

Disponível também no formato de CD, a gravação ao vivo foi captada em 30 de abril de 2013 em show apresentado por Macalé no tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS). A captação das imagens para o DVD foi bem feita pela cineasta Rejane Zilles. O apuro das imagens salta na tela e valoriza o DVD.

Jards Macalé conta com a presença de Luiz Melodia em três músicas do DVD gravado em Porto Alegre com convidados como Thaís GulinDivulgação

Musicalmente, houve também capricho. A pegada da banda Let’s Play That fica evidente já na primeira música do roteiro, justamente ‘Let’s play that’, parceria de Macalé com Torquato Neto (1944 - 1972) que batiza o grupo.

Dos números solos de Macalé, ‘Dona do castelo’, parceria com Waly, se destaca pelo tom ‘cool’. A balada é conduzida pelo piano de Ricardo Rito e pontuada pelo trompete de Leandro Joaquim.

Nem todos os números, aliás, são de Macalé. Generoso com seus convidados, o artista deixa que a cantora curitibana Thaís Gulin brilhe sozinha como intérprete de ‘Revendo amigos’ e ‘Hotel das estrelas’. Zeca Baleiro também domina ‘Mal secreto’, música cujo arranjo cai (brevemente) no samba durante o verso ‘Vejo o Rio de Janeiro’. Mas Baleiro dueta com Macalé no samba de breque ‘Na subida do morro’, hit de Moreira da Silva (1902 - 2000).

Há excesso de benevolência... O solo de Luiz Melodia em ‘Farrapo humano’ sobra em roteiro centrado na obra de Macalé. No fim, todos voltam para curtir e cantam o samba ‘Coração do Brasil.’

Você pode gostar