Por daniela.lima
Advogada Fernanda Pina Saman%2C que está com seis meses de gravidez%2C e a personal gestante Roberta Gabriel Maíra Coelho / Agência O Dia

Rio - Enjoo, tontura, menstruação atrasada. As suspeitas dão lugar à certeza com um simples teste de farmácia. De uma hora para outra, tudo muda. A mulher não está mais sozinha e a rotina precisa ganhar novos hábitos, de preferência os mais saudáveis possíveis. É neste momento que entra em campo o personal gestante, profissional especializado em exercícios voltados para mulheres grávidas. Mas apesar de sua importância, são poucas as pessoas formadas para trabalhar neste ramo.

“Personal gestante é um educador físico especializado em planejamento de exercícios para gestantes e puérperas, que são as mulheres que deram à luz há pouco tempo. A verdade é que as pessoas têm medo de mulher grávida, por conta dos problemas que podem acontecer no meio do caminho. Por isso é legal ter alguém por perto que seja dedicado ao assunto”, explica a personal gestante Roberta Gabriel.

Grávida de oito meses, Fernanda Gentil, apresentadora do ‘Globo Esporte’, viu sua vida mudar depois que passou a fazer os exercícios com Roberta. “Na gravidez, o limite do seu corpo muda. É fundamental o acompanhamento para saber até onde você pode ir. Com minha personal, eu controlei o peso e estou mantendo o meu corpo em movimento. Eu sempre fiz atividades e não queria abrir mão delas na gravidez. Foi uma gestação muito mais saudável do que se eu tivesse ficado parada”, conta Fernanda. Ansiosa pelo parto normal, ela tem feito exercícios para alcançar o seu objetivo.

“A Fernanda está treinando comigo desde que completou 12 semanas de gestação, que é o indicado. Como ela quer fazer parto normal, estamos fazendo uma atividade chamada ginástica pré-natal. É uma série de exercícios voltados para a região abdominal e pélvica. Isso porque o abdômen flácido e a falta da consciência da contração atrapalham muito o trabalho de parto. A região pélvica forte também é importante para o bebê encaixar melhor.”

Mas a parceria entre Fernanda e Roberta vai além. A personal também é consultora do ‘Mamãe Gentil’, quadro do programa ‘Esporte Espetacular’, apresentado por Fernanda. “O quadro é um importante canal para aproximar as mulheres do mundo materno. E as grávidas de hoje estão mais preocupadas. Por isso, elas ficam inseguras ao ter que fazer atividades com profissionais que não são especializados. A gestação muda do dia para a noite e o personal tem que saber tudo isso para acolher a gestante. Com o quadro, até a procura das pessoas para se especializar na área aumentou”, diz Roberta.

Fernanda Pina Saman, de 36 anos, também já sente a diferença de ter uma personal gestante em sua vida. Na sua segunda gestação, a advogada resolveu fazer tudo diferente. “Na minha primeira gravidez, eu não pratiquei atividade física. Achei que era um sinal verde para fazer o que eu queria. Por isso, ganhei 22 quilos. Depois que meu filho nasceu, foi um processo de um ano até eu emagrecer. Agora, seis anos depois, engravidei de novo, mas procurei ajuda. Apesar de ser um treino de baixo impacto, ele atinge o objetivo. A boa notícia é que eu acabei de entrar no sexto mês e só engordei três quilos e meio. Praticamente só tenho barriga.”

Com um treino que dura uma hora e meia e acontece de duas a três vezes por semana, Roberta trabalha todo o corpo da mulher grávida. “Alguns dos exercícios que faço são agachamento, que fortalece os músculos da perna e dá mobilidade; tração com banda elástica, voltada para a postura e fortalecimento das costas, que diminui a sobrecarga na região da lombar; pressão no anel flexível, um material usado na aula de pilates. Esta técnica fortalece os braços, antebraços e as mãos. Elevação do quadril, que trabalha a região do core (músculos do abdômen e da área pélvica), importante para o parto normal e na recuperação no pós-parto, além da elevação do calcanhar para fortalecer a musculatura da panturrilha e diminuir o inchaço.”

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ

* Controle do ganho de peso

* Melhora na postura

* Diminuição das dores relativas à gestação

* Melhora na qualidade do sono

* Fortalecimento da musculatura pélvica para facilitar o parto natural e prevenir incontinência urinária e constipação

* Manutenção da função da musculatura abdominal, ajudando na sustentação dos órgãos abdominais e no peso do bebê,
facilitando o retorno do abdômen no pós-parto

* Prevenção do desenvolvimento de hipertensão

* Prevenção do desenvolvimento de diabetes gestacional

* Preparação do corpo para os cuidados diários com o bebê

* Diminuição da retenção hídrica, evitando inchaço inadequado

Você pode gostar