Por tabata.uchoa

Rio - O Carnaval ainda está bem longe, mas nunca é cedo para começar a preparação para a folia. Foi pensando nisso que o personal trainer Diego Teixeira criou o cross samba, atividade que une os exercícios do cross fit com o molejo da dança.

“O principal objetivo dessa modalidade é melhorar o condicionamento físico e estético das passistas e rainhas de bateria. Usamos a metodologia do crossfit, ou seja, movimentos funcionais de alta intensidade que começam no centro do corpo e se irradiam para as extremidades. Até o ritmo melhora”, explica Diego.

O personal trainer Diego Teixeira criou o cross samba%2C atividade praticada por Mônica NascimentoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Praticado em espaços com equipamentos de crossfit (como barra, pesos livres, cordas e pneus), as aulas de cross samba contam com uma forcinha especial para fazer com que seus praticantes se sintam na Sapucaí. “Sempre que é possível, a gente tem a participação de integrantes de uma bateria de escola de samba. É bom porque as alunas se exercitam já no ritmo”, diz Diego.

Quem cair no cross samba vai perder peso e ganhar preparo físico. Segundo o professor, em uma hora de treino é possível perder até 1.400 calorias. “Tudo depende da dedicação do aluno. Treinamos cinco vezes por semana e tem alunas que queimam até 800 calorias. Outras perdem mil. O bacana é pensar que o cross samba não trabalha apenas um músculo da perna. Ele atinge o corpo todo”, emenda o personal.

Mônica Nascimento, rainha de bateria da Rocinha e musa do Salgueiro, é uma das adeptas da atividade. Mesmo praticando o cross samba há apenas um mês, ela já consegue identificar as mudanças em seu corpo. “As minhas formas já estão bem mais definidas e o meu condicionamento físico aumentou bastante. Quero continuar fazendo, mesmo depois que passar o Carnaval”, diz Mônica.

Com 1,63m e pesando 63 quilos, a moça pretende secar quatro quilos até lá. “Assim, estarei mais leve e sambarei melhor”. Já Diego planeja popularizar a atividade. “Em setembro, vou abrir um espaço para dar aulas de cross samba na Rocinha. Quero mostrar que todos, não somente a elite, podem ter contato com esta modalidade”, diz o personal.

Benefícios do cross samba

* Melhora o condicionamento cardiovascular

* Aumenta a densidade muscular

* Ajuda a ter mais equilíbrio

* Proporciona bem-estar físico, mental e social

* Melhora a coordenação motora

* Aumenta a força

* Ajuda o corpo a desenvolver resistência muscular

* Cria noções de ritmo

* Melhora a percepção do corpo no espaço


Reportagem de Carmen Lucia e Beatriz Calado

Você pode gostar