Rio - A balança chegou a marcar 90 kg. Quitéria Chagas estava grávida de sua primeira filha, Elena, quando se viu bem acima de seu peso normal (57 kg). A atriz e bailarina confessa que ficou preocupada com os quilinhos extras, mas viu que se desesperar não seria a solução ideal. “O peso foi subindo no oitavo mês de forma avassaladora, eu não conseguia mais caminhar. De repente, meu metabolismo, que sempre foi bom, parou”, conta Quitéria. “Não queria arriscar minha gravidez por causa da estética, nem queria ser uma grávida fitness. Aceitei que meu corpo ia se transformar.”
Hoje, seis meses após dar à luz, a atriz já conseguiu perder 30 kg. Nada de dietas radicais ou passar horas na academia. Ela revela que a amamentação foi sua maior aliada no processo de emagrecimento. “O que foi fundamental para eu secar foi mesmo a amamentação. Muita gente não sabe, mas ela ajuda o útero a voltar para o lugar, deixando a barriga bem menor e menos inchada”, explica. Outro ponto que Quitéria ressalta é o fato de ter feito um parto humanizado, sem intervenção e sem ter tomado injeção com medicamentos. “Não fiquei inchada porque não teve química no meu corpo.”
Amamentar também está sendo importantíssimo para que Quitéria elimine “a enxurrada de hormônios” que ela ganhou na gestação. “Tive inchaço no ombro, papada, meu nariz parecia de um monstro. Isso para tirar é muito difícil. Só no leite mesmo que sai”, justifica.
O almoço fica por conta de uma saladinha com arroz integral, carne e, às vezes, uma macarronada. No jantar, apenas legumes como inhame, aipim, batata, e um peixe. Já os exercícios são resumidos em uma hora na academia de duas a três vezes na semana. “Faço 40 minutos de transport porque acho mais rápido na queima de calorias. Também faço abdominal e corrida. Não faço nada com muito impacto para não diminuir o fluxo do leite”, salienta.
A atriz espera, em breve, se olhar no espelho e ver que o resultado está satisfatório. “Acho que uns 55 kg está bom. Quero ficar no padrão mais magro. Essa coisa de ter bumbum grande e coxas muito grossas agora me incomoda um pouco.”