Por karilayn.areias
Rio - De tanto andar de ônibus pelo Rio, a fotógrafa gaúcha Mirian Fichtner, 53, decidiu registrar o que via pela janela. E foi assim que nasceu o livro ‘Rio — Um Olhar Viajante’, que acaba de ser lançado em parceria com a Prefeitura do Rio para homenagear os 450 anos da cidade.
Detalhe do relógio da Central do Brasil pela porta de um ônibusDivulgação

Sob o olhar dela, detalhes que passam despercebidos pelos passageiros se destacam. No subúrbio, por exemplo, Miriam relembra uma fotografia que a marcou. “Madureira me fascinou pelo emaranhado de fios. Mas uma das fotos que gosto é de uma vitrine no Jacaré, com manequins de lingeries. Não sei como as pessoas não veem aquilo e acham graça”, diz, em meio a risadas. A ideia agora é reformar o site e transformar este e outros livros da carreira em versões digitais que serão disponibilizadas para todos.

“Queria mostrar este cenário que se transforma. Não só os pontos turísticos mas a cidade viva com todos os seus personagens”, explica. “Esse projeto foi muito gostoso de fazer porque tive a oportunidade de redescobrir a cidade. Quero fazer uma exposição com ele no ano que vem, perto das Olimpíadas”, acrescenta.

Reportagem de Guilherme Guagliardi