Por karilayn.areias
Rio - ‘O subúrbio é muito mais que churrasquinho na laje e falar errado. As pessoas são coloridas”. Com esse conceito na cabeça e para mostrar esse colorido, Rodrigo Sant’Anna estreia seu primeiro filme ‘Um Suburbano Sortudo’, no qual além de interpretar o protagonista camelô Denilson, faz mais cinco personagens. “Tinha vezes em que eu passava quatro horas na cadeira do maquiador para mudar de personagem”, contabiliza Rodrigo.
Denilson foge do rapa e dos traficantes Divulgação

Entre as várias faces do ator estão a Tia Lindalva — “Sempre achei engraçado algumas mulheres que, mais velhas, ficam com a voz rouca por causa do cigarro. Esporrenta, fala alto, tem cabelo desgrenhado” —, os primos Jenifer, marombada e cheia de hormônios, e Robson, projeto de cantor de rapper, além do tio tarado Altair. Todos familiares de Denilson, um camelô de filmes piratas que vê sua vida mudar quando recebe a notícia de que é o herdeiro de um milionário dono de uma loja de departamentos.

Sob a direção de Roberto Santucci, o mesmo de ‘De Pernas Pro Ar 2’ (4 milhões de ingressos) e ‘Um Candidato Honesto’ (2 milhões de ingressos), Rodrigo estreia na telona com a responsabilidade de atrair uma boa bilheteria. “É um peso sempre. Sou kardecista e ouvi uma palestra. O sol se ele ficasse um milímetro para frente a Terra secaria, se fosse para cima, congelaria. O oxigênio que respiramos é único, se tivesse uma molécula diferente não conseguiríamos respirar. Tem uma composição no universo que independe do meu desejo. É óbvio que gostaria de me tornar uma nova Ingrid (Guimarães) de calças ou o (Leandro) Hassum da pele morena jambo, mas quem fala isso é Deus”, filosofa.

E se Rodrigo entrega nas mãos de Deus o sucesso de seu filme, o roteirista deixa com o humorista as piadas, muitas improvisadas. “Quando entro em cena meu foco é criar. O roteiro é sempre um ponta-pé inicial, porque acho que tem sempre uma piada melhor da que está no roteiro”, diz o ator. E foi assim que ele e Carol Castro, a Sofie, seu par romântico na trama, transformaram o set de filmagens numa Disneylândia. “O Rodrigo é uma sedução, a parte mais difícil era não rir em cena”, diz Carol.
Claudia Alencar é Narcisa, mãe de Sofie, que se apaixona pelo rapper RobsonDivulgação

Sofie e Denilson vivem um romance de classes sociais diferentes. Enteada do milionário, ela é a única da família do ricaço que defende o camelô. “A Sophie chega para mostrar que é possível existir um relacionamento entre duas classes tão distantes. Tentei fazer isso com a maior naturalidade possível”, diz a atriz. Aos poucos, ela perde a pose de rica para disputar com Denilson o melhor arroto na laje da casa dos tios dele na comunidade.

“O Denilson é autêntico. Acho que essa é a melhor forma de se definir o suburbano. No subúrbio tem isso, a menina que está acima do peso usa uma blusa curta com a barriga aparecendo e se acha linda. Isso é um barato para mim. Nós vamos perdendo esse lugar autêntico. Tem uma frase do filme que eu acho legal que é: ‘A gente pensa tanto no que a gente gostaria de ser que a gente deixa de ser quem a gente é’”, diz Rodrigo, que jura nunca ter perdido suas raízes do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. “Tem um restaurante chique em Ipanema que eu peço uma salada junto com um ovo frito. No princípio, estranharam, mas hoje já sabem. O que eu tenho de suburbano é minha autenticidade”, defende. 


PROMOÇÃO: OS 25 PRIMEIROS LEITORES QUE LIGAREM PARA 2461-2004 A PARTIR DAS 10H GANHAM 1 PAR DE INGRESSOS PARA O FILME.