Por gabriela.mattos

Rio - A exposição "A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias", que retrata, em 40 fotos, a arte de cozinhar das comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro, está aberta no Espaço Zélia Arbex -  uma galeria que fica na Vila Santa Cecília, no Centro de Volta Redonda, no Sul Fluminense, até o dia 7 de abril.

Exposição em Volta Redonda pode ser visitada até o dia 7 de abrilCanal 36

De acordo com a presidente da mostra, Marinês Fernandes, presidente do Instituto Dagaz, uma Ong sem fins lucrativos, que trabalha com projetos culturais em todo o território fluminense, a exposição reúne imagens captadas pelos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo, e ordenadas pelo designer Wagner de Paula.

“A exposição traduz um pouco do livro e das histórias dos quilombos, nem sempre alegres, mas de luta e resistência, de cada comunidade visitada”, ressalta Marinês. Os fotógrafos percorreram os 29 quilombos existentes no estado do Rio para traduzir, em imagens, sabores e gostos da culinária quilombola.

"Foi um prazer fazer esse trabalho, uma experiência indescritível. Foram 40 duros dias de trabalhos e centenas de quilômetros rodados nas estradas do estado, visitando os quilombos, ouvindo muitas histórias e comendo muito bem", comentou Davy.

O fotógrafo Wallace Feitosa%2C um dos autores das fotos%3A "Passamos dias maravilhosos nos quilombos"Canal 36

“Passamos dias maravilhosos nos quilombos, conhecendo, fotografando e, melhor, experimentando os pratos, as receitas. Além de registrar detalhes de como essas receitas são feitas, de que são feitas e por quem são feitas”, ressaltou Wallace Feitosa, autor da foto escolhida para ilustrar a capa do livro que reúne as imagens.

A exposição “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”, pode ser visitada gratuitamente das 10 às 19 horas. O Espaço Zélia Arbex fica localizado na Rua 14, nas Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. 

Você pode gostar