Por karilayn.areias

Rio - Mais do que destacar e valorizar a boca, os batons têm cada vez mais propriedades. “Ele não colore apenas, pode proteger e hidratar os lábios também. Hoje, a formulação não muda muito”, ensina a maquiadora Flavia Alonso Ayala. E neste inverno os tons de vermelho, roxo e os marrons vão estar entre as principais escolhas. “Os nudes e marrons puxados para o cinza vêm com tudo e acertam em qualquer ocasião”, diz Flávia.

A atriz Leticia Colin com cor nos lábios que valoriza seu tom de peleDivulgação

Ela conta que a origem do cosmético se deu com os egípcios, que na alta sociedade usavam uma espécie de tinta rara (‘púrpura de tyr’). “A forma sólida do batom só teve início em 1930, e até hoje sua formulação variou pouco”, acrescenta a maquiadora.

A atriz Letícia Colin, que integra o elenco da série ‘Nada Será Como Antes’, na Globo, curte dos tons claros aos escuros. “Adoro tons de rosa queimado. Acho que fica bom pra minha pele, branquinha. Os da Mac e Ale de Souza são os de que mais gosto. Textura e fixação perfeitas”, Letícia ainda ensina. “Em festas arrisco até um berinjela. De manhã só me permito usar batom cor de boca”.

A cantora Daniela Mercury é fiel às cores que elege. Desde a época do hit ‘O Canto da Cidade’ (1993), ela carrega na bolsa a cor ‘Taup’ da marca Mac. “Uso batom sempre à noite. Se a make estiver bem marcada, prefiro os claros. Quando não é o batom, é o hidratante labial Carmex”, conta Daniela. A jornalista Malu Verçosa, sua mulher, segue a mesma linha: “Uso muito ‘nude’ da Mac. De vez em quando, ouso no ‘diva’ da mesma marca, que tem uma cor vinho.”

É importante abusar nas cores, mas saber usar as texturas pode fazer a diferença no resultado. O maquiador e caracterizador Vavá Torres ensina: “Se o objetivo for a duração, é importante investir em marcas e tons que possam oferecer uma textura densa.”

A atriz Mariana Nunes, a Blandina de ‘Liberdade, Liberdade’, entrega que começou a usar batom há pouco tempo. “Minha boca é muito grande, achava demais ousar nas cores. Hoje, uso até vermelho, mas gosto da minha boca cor de pele ou com um pouco de brilho no centro”, confidencia Mariana.


DICAS DOS MAQUIADORES

VAVÁ TORRES:

Faça o contorno dos lábios com lápis de boca no mesmo tom do batom que será usado.
Além de contornar direitinho e deixar a boca bem marcada, ele pode criar uma base para o batom.
Batons mais densos costumam durar mais (veja na descrição do produto).

FLAVIA ALONSO AYALA:

Passo a passo: esfoliar os lábios,hidratar (invista num bom hidrante labial). Use um lápis de boca, que além de contornar, pode aumentar os lábios e corrigir imperfeições.
O mais importante: passar o batom que você se sinta mais poderosa. Independente das ‘regras’.


Você pode gostar