Por karilayn.areias

Rio -A região do Porto Maravilha, em plena transformação, terá mais um atrativo: uma sequência de painéis de grafite realizados por 20 artistas, dos mais variados estilos. A iniciativa, intitulada ‘GaleRio’, é do Instituto EixoRio e será inaugura hoje. O corredor artístico multicolorido termina com o muro dos retratistas Rodrigo Sini e Cety Soledade, em homenagem aos dez atletas que compõem a primeira equipe de refugiados da história dos Jogos Olímpicos.

Rosto dos dez refugiados que integram a equipe dos Jogos é retratado em muro por grafiteirosDivulgação

Grafiteiro há 15 anos, o carioca Rodrigo Sini trabalha com reprodução de fotos de crianças afro-descendentes. Convidado para retratar os refugiados, ele destaca que demorou um pouco mais de uma semana para concluir o trabalho e se emocionou com o projeto.

“Sempre quis eternizar a expressão das crianças negras, pois lembra a minha infância. Junto disso, trabalho com a composição cheia de rabiscos. Por isso fui convidado para fazer esse trabalho. Para mim é uma honra, principalmente por saber que existe um grande apelo social. Cada história deles, de abandonar seu país, de ter largado tudo por causa da guerra, é emocionante”, avalia o artista.

Cristine Nicolay, coordenadora do GaleRio, está otimista com a ação. Ela conta que, somados, as fachadas dos armazéns 7 e 8 e os muros que as interligam resultam em um mural de cerca de 2km².

“Ficou um trabalho maravilhoso. O objetivo é encorajar pessoas do mundo inteiro a correr atrás de seus sonhos. Trata-se de mais um legado para a região do Porto e para o Rio”, considera a coordenadora, destacando que não é apenas o trabalho de pintura que chama a atenção de quem passa pela região. Na recém-inaugurada Praça Muhammad Ali, uma baleia de 9m x 4m feita de chapas de aço pelo artista e escultor Acme funciona como um balanço.

Você pode gostar