Por karilayn.areias

Rio - Corações das pequenas cidades do interior, as praças rendem bons eventos e pontos de encontro para o Rio de Janeiro. Se no período da Olimpíada e da Paralimpíada era comum haver muitas atrações em espaços gratuitos e ao ar livre, as opções diminuíram um pouco — mas ainda há muita coisa, especialmente para a criançada. Na Barra da Tijuca, por exemplo, as crianças encontram várias atrações gatuitas amanhã, de 9h às 14h, na Praça do Pomar (Jardim Oceânico).

Praças reúnes diversos tipos de evento e são boa opção para curtir o fim de semanaDivulgação

O evento ‘Amigos da Praça’ abre com sebo infantil para troca de livros, prossegue com a turma do Gato Mia (que promove oficina de sucata, de pipas e também de brincadeiras de antigamente, como pular corda, elástico e cabra-cega), oficina de horta caseira com Moleque Mateiro, teatro de fantoches do grupo Papa Vento e o Circo Macaco Prego. “A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo com o ‘Amigos na Praça’, mas se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista Christina Martins, criadora do projeto, que quer ver mais eventos parecidos na região e em outros cantos do Rio.

Quem se animar pode pegar o carro (ou o metrô, ou o ônibus) com os filhos e conferir mais brincadeiras no Largo do Machado amanhã, a partir das 17h. O grupo Off Sina faz ocupação cultural com três espetáculos circenses, ‘A Novidade É Milenar’ (criado pelo grupo de Circo Teatro Palombar), ‘Vai Começar o Teteretetê’ (da Escola Livre de Palhaços — Eslipa) e ‘Os Filhos de Clowndete’ (do Núcleo Artístico Gema). Tudo gratuito e uma excelente oportunidade para apresentar o universo do circo para as crianças.

No mesmo dia, a partir das 9h, tem o bloco infantil Spantinha, surgido do bloco Spanta Neném, que comemora o mês das crianças num pequeno festival cujos temas são a multiplicidade e a diversidade. Entre as atrações, Escola de Música Spanta Neném, Orquestra de Câmara da Rocinha e Orquestra de Sopros do AfroReggae, oficina de slackline e de instrumentos musicais, pintura corporal e vivência teatral. É na Lagoa Rodrigo de Freitas, ao lado do campo de beisebol, altura do Corte do Cantagalo.

PRAÇA PARA ADULTOS

Nem só de eventos para crianças vivem os espaços urbanos. Na Praça São Salvador, em Laranjeiras, vai rolar o já tradicional ‘Batuque no Coreto’, amanhã às 22h, gratuitamente. É uma roda de samba que começou em 2009, inicialmente formada por quatro músicos, que depois foi aumentando e agregando outros instrumentistas. Já na Praça Rio Grande do Norte, no Méier, o que rola é hip-hop. No domingo, o Batalhas Rio realiza mais uma etapa de sua competição, que busca novos nomes da cena do rap carioca, promovendo duelos de MCs e apresentações de rap, dança, DJs e grafite. Quem comanda é o rapper T-Rex. “A nossa ideia é formar um circuito regional de duelos e, assim, incentivar a cultura hip hop como um todo”, avisa. Após mais quatro outras etapas, a final do evento acontece no fim do ano na quadra da Unidos da Tijuca.

Rapper T-Rex é o apresentador do evento%2C que começa no próximo domingo%2C no MéierDivulgação

E vale citar que, após a Olimpíada, o Boulevard Olímpico não ficou abandonado, não. Amanhã, em frente ao Armazém 2, rola — também gratuitamente — a festa ‘Noites Tropicais’, a partir das 16h, com gastronomia e música. No som, os DJs Doni (Bailão do Castelo e Groove de Quinta) e Machintal (Artcore, The Groov e Breaks) e gastronomia. O evento tem também o artista audiovisual Lê Pantoja realizando projeções na arquitetura local até meia-noite. 

Você pode gostar