VERDADES SECRETAS
A novela ‘Verdades Secretas’ foi muito importante para a atriz: fez com que tanto o público quanto os colegas de trabalho a olhassem de uma outra forma. “Antes, era mais o público do ‘BBB’ que vinha falar comigo. Agora, ampliou, são todos os tipos de pessoas. É uma personagem muito real, que pode estar na esquina. A novela acabou e eles continuam por aí ou na cracolândia”, lamenta. “A relação ficção e realidade é muito tênue. Uma vez, gravando uma externa, em São Paulo, veio um usuário correndo e dizendo: ‘Preciso entregar uma pedra pra ela, ela está na dificuldade’”, lembra a atriz, que ficou em segundo lugar no ‘BBB5’, em 2005, perdendo para Jean Wyllys.
Desde sua estreia em novela em ‘Páginas da Vida’, em 2006, Grazi foi aos poucos conquistando seu espaço. Mas nem tudo foi fácil. No começo, alguns atores da Globo não escondiam sua insatisfação por contracenar com uma ex-BBB. “Imagina entrar numa profissão de gaiata, na cara e coragem? O que mudou foi a minha postura em relação à profissão e aos que me trataram de alguma maneira indiferente. A postura que sempre tive foi respeito por essas pessoas, que são atores que eu admiro. E eu aprendo com eles e com todo mundo com quem trabalho. Só estou colhendo frutos de dedicação. Costumo dizer que quando a sorte bateu na minha porta eu estava trabalhando”, cita.
Dez anos depois do seu lançamento em folhetim, a realidade é tão outra que sua personagem em ‘A Lei do Amor’ já faz sucesso na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com pouco mais de um mês no ar. “Deve ser porque ela é muito popular, espontânea. Algumas pessoas dizem que ela tem a visão do público, fala o que pensa e o que os outros não têm coragem de dizer”, explica.
Na história de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Luciane é uma ex-garota de programa casada com Hércules (Danilo Granghéia) e ainda tem um amante, Venturini (Otávio Augusto). “Ela é uma pessoa muito poliamorosa. Tem muito amor para dar. Na minha cabeça, não consigo, é tão mágico gostar de alguém, demanda tanto tempo se dedicar, imagina ter mais um parceiro. Jesus amado, muita disposição”, brinca.
Para ajudar a entrar no clima da exuberante Luciane, Grazi Massafera tem sua lista musical favorita. “Eu coloco ‘Metralhadora’, ‘Malandramente’, Wesley Safadão. Tem também aquela música ‘Saia e Bicicletinha’. Normalmente, eu gosto de ouvir piano, samba, Safadão, e sertanejo raiz, como Milionário e José Rico, Sérgio Reis”, revela.
Natural de Jacarezinho, no interior do Paraná, foi estranho quando a atriz se viu interpretando uma personagem que fala como ela, com sotaque. “Foi muito difícil no início”, revela. Entre um intervalo e outro de gravação, a loura gosta de estudar o seu texto. Mas em casa — e fora também — seu foco é Sofia, a filhinha de quatro anos, fruto de seu relacionamento com o ator Cauã Reymond. A atriz conta que a pequena não vê suas cenas, nem viu nada da personagem de ‘Verdades Secretas’, uma modelo viciada em drogas. “Ela agora vai começar a entender, mas acho que ainda pode confundir. Então, deixa cada coisa no seu tempo”, frisa.
A atriz, que namora o empresário Patrick Bullos há seis meses, conta como é o relacionamento dele com a filha. “Maravilhoso”, baba. Como a herdeira é filha de dois famosos, Grazi conta que na medida do possível tenta proteger a menina do assédio. “A gente fez a nossa escolha, não ela. É complicado pedir, a gente tenta ter esse equilíbrio e contar com o respeito das pessoas. Se ela quiser ser atriz, vou apoiar minha filha no que ela quiser. Meus pais me apoiaram em tudo que eu quis fazer e foi muito importante para mim”, afirma. Mas e se a Sofia quiser entrar no ‘Big Brother Brasil’? “Vamos falar, né? (risos) Por quê? Qual a sua necessidade para entrar no ‘BBB’? Eu entrei por dinheiro na época. Vamos ver, vou conversar muito”, destaca, aos risos.