Por bianca.lobianco
Rio - Tatá Werneck está descontrolada. Mas é no cinema, e a partir de quinta-feira, quando estreia ‘TOC — Transtornada Obsessiva Compulsiva’, comédia em que encara sua primeira protagonista. “Enviei uma mensagem para a Ingrid (Guimarães): ‘Agora te entendo’. Tenho comprometimento com todos os trabalhos, mas conduzir uma trama é muita responsabilidade. Passar por todos os caminhos até aqui, com outros papéis, foi importante”, reflete.
Tatá Werneck Divulgação

O longa, inspirado em uma ideia original dela, foi escrito e dirigido por Paulinho Caruso e Teodoro Poppovic, e conta a história de de Kika K. (Tatá), uma atriz em ascensão, cheia de fãs — mas que não se sente realizada, e entra em crise com sua vida profissional e pessoal. E ainda precisa lidar com as limitações de seu Transtorno Obsessivo Compulsivo. “Trabalhei com o Teo (Poppovic), na MTV, ele é genial, tem esse humor nonsense. Queríamos muito fazer algo juntos, e eu queria falar do TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo, espécie de quadro psiquiátrico). Meu melhor amigo tinha e sofria muito”, revela. 

Mas a história vai além. “Pegamos o tema para falar da busca da felicidade. Achamos que vamos conquistá-la quando o sucesso chega, mas muitas vezes a história não é essa”, elucida a atriz. Ela conta que desta vez estará nas telas de uma maneira diferente: “Não há muitos improvisos. Também não queria que fazer graça fosse maior que contar a história”.
Publicidade
‘TOC’ foi filmado em quatro semanas. Tatá lembra que pelo pouco tempo, foi fundamental a escalação de um elenco já entrosado, com nomes como Vera Holtz, Bruno Gagliasso, Luis Lobianco e Daniel Furlan. E Ingrid Guimarães que faz uma participação como ela mesma. “Nesse filme, só trabalhei com pessoas incríveis. Sou de galera. É fundamental trabalhar com pessoas generosas”, opina. A comediante lembra que o único nome desconhecido do elenco acabou virando um grande parceiro, na vida e na arte. “Conheci o Daniel Furlan no set. Foi assim: “Oi, tudo bem? Te conheci agora e vou pegar na sua bunda,tá?’”, diverte-se. “Ele adora contar que eu não curti a escolha dele, mas não foi nada disso. A gente não se conhecia. Era muito pouco tempo de preparação e muitas cenas. Ai colocaram um vídeo dele para mim, e eu amei. Fizemos o filme, e já nos tornamos grandes amigos. Um anda no pescoço do outro”.
Tatá Werneck e Vera HoltzDivulgação

A BUSCA DO LUGAR AO SOL

No longa, Vera Holtz é Carol, agente linha dura de Kika. Vera esclarece que sua inspiração para o papel não veio de ninguém específico. “Peguei um pouco o espírito desses empresários. A coisa desse compromisso de arranjar muito trabalho para o artista, sempre”. A atriz, no ar também como a vilã Magnólia, da novela ‘A Lei do Amor’, da Rede Globo, destaca entre os assuntos abordados no filme, a urgência de ganhar dinheiro e fama em curto espaço de tempo, o que pode virar uma cilada. “ É uma tendência. Isso dá uma inflada na vida. Às vezes a pessoa está cercada de bens materiais, mas fragilizada. E nem sabe se quer isso. Você tem a vida inteira para trabalhar, e isso deve ter o tamanho que se quer”, analisa Vera. E acrescenta:
“É muita ilusão,tem que ter equilíbrio, entre a pessoa jurídica e a pessoa física, espiritual. Cuido de tudo pessoalmente. Sou de outra época. Nunca teria uma agente como a Carol, minha personagem. As crenças que permeiam minha vida pessoal são outras. Meu mundo é minha sensibilidade”.

Tatá se identifica. Ela admite que tem as rédeas da vida nas mãos, mas que nem sempre foi assim. “Já tive gente cuidando da minha carreira que me passou a perna por exemplo. Me vendeu um trabalho com fotos e me colocou na furada de ficar dançando num palco para uma multidão. Mas há muito tempo cuido de perto”, revela.
Publicidade
Perguntada se está namorando (ela é apontada como par do cantor Tiago Iorc), Tatá limita-se a dizer que está num ótimo momento, e não revela nomes. Já sobre o momento profissional, alegra-se bastante e fala muito. “Trabalhar no que gostamos é um privilégio. Durante as filmagens, fiquei bem cansada, porque tinha acabado a novela, e tinham outros trabalhos em andamento, mas fazer isso é meu lugar de paz”, diz.
Ela diz que está empolgada para o lançamento do filme: “As pessoas vão ver a história da Kika, de como tantas vezes temos que fazer rir, mesmo quando estamos com dor. E também verão uma história de amor com tudo que tem direito: dramas,momentos engraçados. Ou seja, a vida como ela é” , finaliza.
Publicidade
PROGRAMA NOVO
Aos 33 anos, Talita Werneck Arguelhes, a Tatá Werneck, confessa que ainda se surpreende com o caminho trilhado até aqui, e com o reconhecimento.“Não achei que já teria uma assinatura nesta idade. Achava que estaria presa”, faz piada. “É incrível conquistar esse lugar na minha idade. Os amigos me mostram gente fazendo trabalhos inspirados no meu estilo. Acho muito legal. E entendo, porque as minhas referências me mudaram completamente. A Fernanda Torres, por exemplo, é referência fortíssima. Tenho até medo de encontrar com ela ”, conta divertida.
Publicidade
Ela quer mais. E já começou a gravar o seu novo programa solo para o canal Multishow, com previsão de estreia ainda no primeiro semestre. Em ‘Lady Night’, que terá 25 episódios, Tatá vai receber convidados para entrevistas e brincadeiras. “Improvisamos muito. Tiro coisas inusitadas dos convidados. É um programa bem Tatá”.