Por gabriela.mattos

Rio - Foi bem gostoso o almoço de quarto aniversário da Confraria Gastronômica do Barão. A ideia do presidente da confraria, Paulo Roberto Direito, é proporcionar momentos de descontração, mesmo em meio a situação complicada do país. “Todos riram quando disse que os almoços são para vivermos o presente, o hoje. Pois o passado só provoca estresse e o amanhã, só ansiedade”. Regada a ingredientes da cozinha brasileira, teve galetinho de granja de São José do Vale do Rio Preto com risoto de mini arroz do Vale do Paraíba e milho verde do Sítio do Moinho em Itaipava. Hummm!

Lucy Barreto%2C Yvonne Bezerra de Melo%2C Paulo Roberto Direito e Ruth NiskierCristina Granato / Divulgação

Enquanto isso... a designer Carolina Lenz lotou o Felice Café para o lançamento da exposição ‘Bastidores’, que mostra como é feito o processo de estamparia de uma roupa, do tecido até a peça final. Lindo! 

Nos anos 50, era assim...

A peça infantil ‘O Alfaiate de Palavras’ conta os avanços científicos e tecnológicos da época, quando o rádio e as cartas eram o meio de comunicação. No Centro Cultural Justiça Federal, sábado e domingo, às 16h.

Conectando

?Moacyr Luz, sambista e compositor, criou há 12 anos a roda ‘O Samba do Trabalhador’, com oito amigos. São mais de 576 segundas, 4 CDs, 3 DVDs, um livro e o Prêmio da Música Brasileira. Hoje tem festa, às 16h, no Clube Renascença. O samba vai rolar!

Fotografar embaixo d’água é uma tendência. Julie Thies é a fotógrafa especialista que dará dicas para conseguir esses cliques poderosos, no dia 3 de junho, das 17h às 18h30. O mimo para os clientes é do Center Shopping Rio. As inscrições gratuitas devem ser feitas no SAC até o dia 1º, às 17h. Boa ideia!

O Curto Circuito da Carandaí traz 30 expositores de moda, gastronomia, performances, papelaria, design, cerâmica e brincadeiras infantis. Índios da tribo Fulni-ô, de Pernambuco, farão tatuagens com pigmento do jenipapo. Na Rua Carandaí, Jardim Botânico, dias 3 e 4. Imperdível! 

Manoela Cesar, do blog ‘Colher de Chá Noivas’ 

Fale um pouco sobre você.

Sou jornalista. Quando me casei, em 2009, estava em ‘O Globo’. Naquela época, não tinha esse costume do casamento ao ar livre, e esse era meu desejo. Sonhava em casar no jardim da casa da minha madrinha, onde brinquei muito na infância. Fui buscar referências desse tipo de cerimônia e não encontrei. Encontrei muitas referências no exterior, porque lá fora é comum casamentos ao ar livre e com poucos convidados.

E quando você virou blogueira de casamentos?

Essas referências estrangeiras me ajudaram a criar meu site. Depois de engravidar, decidi sair da redação e comecei a semente do que seria o meu blog sobre casamentos.

A principal diferença entre os casamentos atuais e do passado?

O que mudou a configuração dos casamentos atualmente é que hoje estamos tendo o auge do casamento por amor. A mulher não tinha muito o que escolher na hora de casar no passado. Só depois da revolução industrial, com a mulher começando a trabalhar, então ela começou a ter certa autonomia financeira. A Rainha Vitória, da Inglaterra, se casou por amor e se casa pedindo a mão de Albert, seu primo, por estar apaixonada. Foi uma comoção em todo o mundo, porque era uma noiva feliz. Isso marcou a história do casamento. Até hoje nos casamos de branco porque essa foi a cor escolhida pela Rainha Vitória.

Quais as tendências do mundo do casamento hoje?

Tem algumas tendências como o ‘miniwedding’, casamento pequeno para poucos convidados e o ‘destination wedding’, onde os noivos viajam para casar. Eles prezam por uma experiência mais pessoal e íntima entre noivos e convidados. Na Europa, isso é uma realidade desde sempre, mas no Brasil isso vem chegando pela influência das redes sociais. O casamento ao ar livre é uma tendência muito grande.

Você pode gostar