Por luana.benedito

Rio - "Transdiversidades: práticas e diálogos em trânsitos", organizado por Anna Paula Uziel e Flávio Guilhon, será lançado nesta quarta-feira, às 18h30, na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O livro é uma coletânea de 29 artigos sobre as experiências de psicólogos e estagiários de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de profissionais de outros estados e instituições brasileiras que enfrentam e refletem sobre os desafios vividos pelas pessoas transexuais. 

O evento contará ainda com debate dos autores e com o lançamento conjunto do livro Retratos da política LGBT no estado do Rio de Janeiro, de Sergio Carrara, Silvia Aguião, Paulo Victor Leite Lopes e Martinho Tota.

Parte da obra discute a experiência dos profissionais que trabalharam nos centros de atendimento de Cidadania LGBT do Programa Rio Sem Homofobia, das cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo e Niterói, e integraram o convênio, vigente desde 2010, entre o Laboratório Integrado de Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS), órgão de extensão e pesquisa da UERJ, e a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH).

De acordo com os autores, os debates apresentados nos artigos assumem corajosamente a questão da violência como ação limitadora, restritiva e constrangedora para que as pessoas transexuais possam assumir plenamente seus direitos à cidadania, face à necessidade urgente de novos saberes e estratégias para experiência plena desses sujeitos e suas identidades de gênero.

A obra integra a coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade” e é uma publicação do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), que abrange três séries: Sexualidade e Gênero nas Ciências Sociais, Sexualidade em Debate e Sexualidades e Cultura. O CLAM foi criado no âmbito do Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ).

SERVIÇO

Lançamento: Transdiversidades: práticas e diálogos em trânsitos – Anna Paula Uziel e Flávio Guilhon (organização)

Editora Eduerj – 504 páginas

Data: 21/6/2017

Horário: 18h30

Local: Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel. Rua das Palmeiras, 82. Botafogo, Rio de Janeiro.

Você pode gostar