Por tabata.uchoa

Rio - Um total de 48 apresentações, 750 horas de caracterização, 2 mil horas de ensaio, mais de 800 figurinos e 250 profissionais envolvidos. Esse é o balanço do ‘Show dos Famosos’, quadro cuja final será exibida hoje, no ‘Domingão do Faustão’, da Globo. 

“Acredito que o público vai se surpreender com os musicais desta final”, diz Cris Gomes, diretor do ‘Show dos Famosos’.

'Quando chego em casa%2C fico acabada. A gente sai exausto'%2C diz Luiza PossiDivulgação

Ícaro Silva (48,6 pontos), Samantha Schmütz (48,4 pontos), Nelson Freitas (48,2 pontos) ou Luiza Possi (48,1 pontos)? Um deles será consagrado o campeão dessa primeira edição. No programa de hoje, as notas serão zeradas. O vencedor será o que tiver a maior pontuação da plateia, dos jurados — Miguel Falabella, Claudia Raia e Silvio de Abreu — e do público, que vota pelo GShow e Twitter. O prêmio é um carro zero km, e o quadro já está com uma segunda temporada garantida no primeiro semestre de 2018.

BEYONCÉ TRABALHOSA
Para Ícaro Silva, não existe discurso de competição. Ele acredita que não tem disputa quando se trata de arte. “Meu objetivo sempre foi chegar e fazer seis apresentações f..., que arrebatem quem estiver vendo, e continuo nessa. Independentemente da pontuação, quero seguir fazendo apresentações que arrebatem as pessoas. Ganhando ou não. Na final, quero que as pessoas caiam no chão em casa”, conta, aos risos.

Ícaro aponta como a apresentação mais trabalhosa até agora a que interpretou a cantora pop Beyoncé. “E a do Bob Marley foi a que mais me emocionou”, frisa.

HABILIDADES
Nelson Freitas faz coro à falta de espírito competitivo entre os participantes. “A ‘Dança dos Famosos’ é um pouco diferente. Fui segundo lugar, vice-campeão na época, foi quase um empate técnico. Ali, inevitavelmente, estava competindo mesmo. Aqui não rolou. Desculpa, mas no ‘Show dos Famosos’ para mim não rolou”, explica o ator.

Com 30 anos de carreira, Freitas avalia que participar de um quadro como o ‘Show dos Famosos’ ajuda os artistas a saírem da zona de conforto e a aprenderem muito. “Cada participação que você faça no ‘Faustão’, nem que seja um dia, tem reflexo na sua carreira, na sua procura. Quem não é visto não é lembrado. Nós somos um sabão em pó na prateleira do supermercado, um programa desses, uma situação dessas, nos deixa mais confortável na gôndola do supermercado. Você está mostrando coisas que nem todo mundo sabia que você era capaz de fazer”, salienta.

MUITA PREPARAÇÃO
A rotina de ensaios é intensa. Eles têm aulas de preparação vocal, canto, coreografia, preparação gestual. Isso sem contar tempo na caracterização para chegar ao visual do homenageado no domingo. Luiza Possi sabe bem como fica depois de cada apresentação do quadro.

“Quando chego em casa, fico acabada. A gente sai exausto daqui. Isso é para explicar para nossa família e amigos, que perguntam que horas a gente sai, a gente vai aonde? Quero dormir (risos)”, entrega, bem divertida.

No último domingo, a loura homenageou a mãe, Zizi Possi, e elegeu esse dia como o que ficou mais nervosa. “Todas as vezes que eu fiz uma apresentação, fiz o melhor possível”, enfatiza. Para a cantora, a experiência do quadro é bem-vinda, pois amplia o repertório musical e gestual do artista. Além disso, comemora a parceria com a equipe técnica que ajuda no suporte aos artistas.

“Eles foram maravilhosos, vou morrer de saudade, não queria que acabasse. Sou canceriana, apegada”, explica ela, referindo-se ao preparador vocal Felipe Habib, a preparadora de elenco Cris Moura, o coreógrafo Sylvio Lemgruber, a caracterizadora Fabiola Gomez, a figurinista Marina Sanvicente e suas respectivas equipes.

MAIS CANTORA
Muito conhecida pela veia cômica, a atriz Samantha Schmütz diz que o quadro ajuda a mostrar a versatilidade dela como artista múltipla. “Eu projeto o que sempre projetei, não vou mudar nada. Cada vez mais, vou fazer coisas ligadas à música. Foi por isso que topei fazer esse quadro, até porque, como artista, quero me desafiar. O meu show (‘Samantha Canta’, em cartaz no Rio e em breve em turnê) dá um 360° na artista que eu sou”, afirma.

Ter cantado todo domingo na TV foi importante para Samantha. Ela afirma que a música sempre esteve presente na vida dela. “Talvez eu seja mais cantora do que atriz na minha alma. Como comediante, vem dando certo, as coisas foram rolando, mas a minha alma é de cantora. Meu pai me estimulava muito a cantar, tenho fitas cantando com ele com 2 anos”, garante.

RETORNO DOS ELIMINADOS
Fafá de Belém, Eriberto Leão, Emanuelle Araújo e Enzo Romani estarão de volta hoje — eles se despedirem dos colegas na semifinal, que escolheu os quatro artistas que disputam o prêmio. Mesmo sem competir, eles farão mais uma apresentação. Os artistas homenageados de hoje são: Zé Ramalho, James Brown, The Weeknd, Sidney Magal, Shakira, Cher, Michael Jackson e Roberto Carlos. A Globo faz suspense sobre quem interpreta quem. Então, façam as suas apostas. 

Você pode gostar