Por luana.benedito

Rio - Os youtubers ganharam um verdadeiro presente nesta segunda-feira. Localizado na Zona Portuária do Rio, o YouTube Space é um centro com 3 mil m² onde os criadores de conteúdo poderão gravar seus vídeos com alta qualidade de imagem e som, usando equipamentos disponibilizados gratuitamente.

A praça central é uma área de convivência onde os executivos esperam que os youtubers se conheçam e façam colaboraçõesDivulgação

Todos os espaços do galpão foram pensados para ser um cenário. Desde a recepção, passando pelos camarins e, claro, os três estúdios. Os youtubers vão contar com auxílio de uma equipe técnica, câmeras 4k, câmeras 360 graus e equipamentos de realidade virtual.

“Este é um dia muito especial e marca a chegada não só do YouTube, mas também do Google ao Rio”, comemora Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. “O Rio é o coração e a alma dos criadores no país. Nós somos uma escola de cinema gratuita. Se você é um criador iniciante, há espaço para você aqui. Nós vamos te ensinar a usar a câmera, a filmar, a editar. Assim como também somos um espaço para criadores maiores, com milhões de inscritos, que poderão usar toda a nossa infraestrutura em seus vídeos”, explica Lance Podell, diretor global do YouTube Space.

Um dos camarins do YouTube Space, que também pode ser utilizado como um estúdioDivulgação

Os criadores com mil inscritos podem se inscrever no site para participar de cursos e workshops, além de usar as ilhas de edição do espaço. Já os youtubers com mais de 10 mil seguidores podem também reservar os estúdios para gravar seus vídeos. O maior tem 180 m², e os dois menores têm 70m² cada.

O YouTube Space Rio é o maior espaço para criadores no Brasil, já que o de São Paulo é dividido com o Instituto Criar. Rene Silva, fundador do jornal ‘Voz da Comunidade’, reconhece a importância do local. “Este espaço é importante principalmente porque temos muitos produtores de conteúdo com pouca estrutura, não só em questão de equipamentos, mas também no que diz respeito a informações técnicas. Agora, os jovens, principalmente os das favelas cariocas, poderão criar seus próprios conteúdos”, analisa.

Ilha de edição do Youtube SpaceDivulgação

E até os grandes nomes estão usando o espaço. O Porta dos Fundos gravou seu último vídeo, ‘Invasão’, usando um estúdio do YouTube Space, antes mesmo da inauguração. “Ter um lugar com tantas possibilidades é sensacional. O diferencial é o quão sofisticado é tudo. É o tipo de estrutura que até poderíamos fazer em casa, por conta própria, mas imagina o trabalho. Não teria a mesma facilidade, a mesma finesse. Aqui, já temos tudo pronto e nos moldes para usarmos”, diz Matheus Castro, do canal ‘Castro Brothers’, que tem 1 milhão e 700 mil inscritos e que também já usou o YouTube Space Rio em uma colaboração com o pessoal do ‘Casseta & Planeta’. 


Você pode gostar