Por luana.benedito

Rio - O maior evento literário do Brasil começou nesta quinta e vai até 10 de setembro, no Riocentro, celebrando a literatura nacional: são mais de 300 convidados (número recorde de autores nacionais), participando de 360 horas de programação. O presidente do SNEL (Sindicato Nacional de Editores de Livros) e um dos curadores, Marco da Veiga Pereira, lembra o sucesso da última edição e ressalta a qualidade do transporte público que dá acesso ao evento.

“Diferentemente de 2015, quando estávamos no meio das obras olímpicas, agora temos duas estações do BRT ao lado do Riocentro, que vão facilitar muito a chegada do visitante”, diz. “Este ano, a Bienal terá a intenção de resgatar o valor do livro. O Brasil está numa situação ética muito ruim, e o livro tem o poder de fazer esse resgate”.

Três momentos da Bienal em edições anteriores%3A debates%2C encontros com os autores e lançamentosDivulgação

Entre a sua vasta programação, o terceiro maior evento do Brasil em número de público (atrás só do Carnaval e do Réveillon) quer atrair visitantes mais jovens nesta edição. Dentro da programação, destaque para a arena #SemFiltro, que passará a receber 400 pessoas para debates sobre representatividade LGBT, games, feminismo, música e poesia, entre muitos outros assuntos.

A cineasta e curadora Rosane Svartman salienta a oportunidade de troca. “A ideia é promover grandes encontros que dialogam com diversas juventudes”. A grande novidade deste ano, o Geek & Quadrinhos, contará com cosplay e games, e abrirá o evento para novas narrativas. “Queremos uma área bastante interativa, entre o público e os convidados”, comenta Affonso Solano, curador do espaço. 

Serviço:

18ª BIENAL DO LIVRO RIO — RIOCENTRO

Av. Salvador Allende 6.555, Barra da Tijuca. R$ 24 e R$ 12 (meia-entrada).

Horários de funcionamento: durante a semana, de 9h às 22h. Sábado e domingo, de 10h às 22h. Feriado (7 de setembro), de 10h às 22h. Até 10 de setembro.

Confira a programação completa e oficial:

http://www.bienaldolivro.com.br/programacao_oficial.php

Você pode gostar