Tradicional roda de chora grava DVD - Divulgação
Tradicional roda de chora grava DVDDivulgação
Por O Dia

Rio - A roda de choro Arruma o Coreto comemora seus dez anos com a corda toda. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro no último dia 20 de agosto, o grupo apresenta ao público nesta sexta-feira, dia 14, o seu primeiro DVD. O lançamento será a caráter, de um jeito bem carioca: no show ao vivo e com entrada franca que começa às 17h na Livraria do Instituto Pereira Passos (IPP), centro de pesquisas da Prefeitura do Rio. Com a nova mídia vem junto um documentário com detalhes da história do grupo que nasceu na Praça São Salvador, onde até hoje atrai, nas manhãs de domingo, fãs e amantes do gênero popularizado por nomes como Ernesto Nazareth, Joaquim Callado e Anacleto de Medeiros. Momentos dessas apresentações ao vivo dividem, com músicas gravadas em estúdio (o Umuarama), o espaço do DVD com 11 faixas.

O evento é um dos muitos - todos com entrada franca - que o IPP vem promovendo como forma de incentivar a reflexão sobre o Rio e suas culturas das mais diversas naturezas. Lançamentos de livros, debates e shows musicais estão entre as atividades que acontecem na livraria do centro de pesquisa, onde o palco será nessa sexta-feira da roda de choro puxada há dez anos pela flautista Ana Cláudia Caetano.

"A minha relação com o choro vem desde 2004, quando me matriculei na Escola Portátil de Música. Lá conheci outros instrumentistas que também tocavam choro, e aí surgiu a ideia de nos reunirmos para tocarmos juntos na Praça São Salvador. A gente sempre tocou pra se divertir, mas logo a roda começou a crescer e acabou virando tradição. Além de valorizar a roda como manifestação cultural, todo esse reconhecimento nos incentiva a continuar tocando, e sempre para nos divertir e levar diversão a quem nos assiste", diz a flautista.

Essa e outras histórias do Arruma o Coreto podem ser conferidas no documentário que acompanha o DVD, com detalhes desde a origem do nome do grupo, em alusão ao bloco "Bagunça meu Coreto" que sai nas terças-feiras de Carnaval no desfile que termina na Praça São Salvador. O IPP fica na Rua Gago Coutinho, 52, em Laranjeiras.

Você pode gostar