Isis Valverde e André Resende - Reprodução
Isis Valverde e André ResendeReprodução
Por BÁRBARA SARYNE

Rio - Falta pouco para Isis Valverde ver o rostinho do filho pela primeira vez. Grávida de oito meses, a atriz afirma que está ansiosa para pegar Rael no colo, sentir seu cheiro e amamentar. "A gravidez é um momento mágico e único para toda mulher. Só quando você engravida é que você consegue entender esse sentimento intenso. No ultrassom, sinto vontade de pegar a imagem só para tocar nele", diz ela, que sentiu a vida mudar desde o momento em que a gestação foi confirmada.

"O meu humor está oscilando muito, posso dizer que é um humor flutuante. Também sinto desejo de comer doce. Eu não era chocólatra, mas tenho sentido muita vontade ultimamente", conta.

Para lidar bem com as mudanças hormonais e a ansiedade, ela diz que preferiu não seguir uma dieta restritiva, apenas tem se esforçado para ingerir alimentos mais saudáveis. "Um dia, enfio o pé na jaca e, no outro, tomo sopa de legumes. Penso muito no bebê, acho importante comer alimentos com vitaminas", afirma.

Sem abrir mão da atividade física, Isis continua fazendo pilates e musculação, mas confessa que deixou as aulas de ioga a partir do quinto mês de gravidez. "Comecei a sentir falta de ar por causa do peso do bebê. Sou uma pessoa muito agitada, e tudo que é calmo me irrita. Os movimentos já estavam bem limitados, então fazer ioga se tornou desconfortável", explica.

Com o enxoval e o quartinho preparados para receber o pequeno, a atriz diz que espera um parto tranquilo e afirma que pesquisou bastante sobre o assunto antes de contratar uma equipe para cuidar dos detalhes da chegada de seu primeiro filho. O parto humanizado, segundo a atriz, é a opção mais segura para uma mulher e saber que suas decisões serão respeitadas é o que a deixa mais tranquila ao pensar que o dia está cada vez mais perto.

"Parto humanizado não quer dizer que tem que ser em casa, deitada na cama, sentindo dor. O parto humanizado quer dizer que você é quem define o que será feito. Cada intervenção é decidida pela mulher. Se eu quiser fazer uma cesárea, por exemplo, a equipe fará uma cesárea humanizada", esclarece Isis.

SEXO NA GRAVIDEZ

Em sintonia com o marido, André Resende, a atriz conta que a gravidez nunca foi um problema para os dois. Ela diz que foi experimentando novas maneiras de lidar com o parceiro na intimidade, e isso os uniu ainda mais.

"O que eu sinto muito depois que engravidei é que a melhor coisa é a parceria entre o casal. O marido tem que entender que é um momento em que a mulher precisa de suporte. O casal não pode se afastar, é preciso descobrir o que é melhor para os dois na ativa", afirma.

Sem problemas para falar sobre sexo, Isis diz que troca figurinhas com amigas que estão grávidas ou já tiveram filhos e percebeu que o comportamento do homem faz toda a diferença para a relação seguir saudável durante a gravidez da mulher. "Algumas não suportam sentir o cheiro do marido, outras perdem a libido e há quem fique com a libido lá em cima. Por isso, tudo precisa ser conversado. Imagina ter que fazer sexo obrigada? Já passou a fase em que a mulher era serva do marido", dispara.

MÃE DE MENINO

Feminista, Isis sempre fala sobre a força das mulheres em suas entrevistas. Agora, com a missão de criar um menino, ela lembra a importância de ensinar o quanto é importante respeitar o outro desde a infância e afirma que educaria uma menina do mesmo jeito.

"Meninas também podem praticar machismo. Elas também podem agredir os homens dizendo que por serem mulheres têm esse direito. É muito difícil dizer que só os homens precisam ser educados pensando nisso", defende ela, que pretende ensinar Rael a batalhar pela igualdade.

"Acho que as mães precisam falar sobre o respeito ao próximo no geral. Quando eu nasci, minha mãe disse que o mundo era dos homens. Na época, eu não entendia, mas depois comecei a sofrer com o machismo e percebi que precisava fazer alguma coisa para isso mudar", afirma.

SEM PARAR

Embora esteja curtindo muito a gravidez, Isis confessa que também sente falta do trabalho. Após o nascimento de Rael, inclusive, ela voltará a atuar em grande estilo. "Vou fazer meu primeiro filme gringo como protagonista", celebra. A atriz conta que fez o teste para o papel há dois anos e imaginava que não tinha passado por ter recebido retorno somente agora. Quando o telefone tocou, no entanto, a atriz conta que aceitou de primeira.

"O diretor é do Canadá, e o cinema canadense está em alta. Lá, são mais baratas as filmagens e tudo fica mais viável. Vou fazer uma brasileira", explica, deixando claro que a proposta foi irrecusável. Durante as gravações do longa, Rael terá apenas quatro meses, e Isis pretende levá-lo para não deixar de amamentar.

"Já falei para o pai dele que o bebê vai comigo e, se ele não quiser ficar longe, terá que ir junto (risos). Não vou ficar sem meu pequeno. Quero amamentar, pelo menos, até os seis meses", garante.

Conhecida por se entregar totalmente aos personagens que interpreta, Isis não consegue ficar sem falar sobre os projetos. Além de pensar no futuro, ela celebra o sucesso do filme 'Simonal', que estreou em agosto. No longa, a global é Tereza, mulher do cantor, que sofre de bipolaridade.

"Teve um dia que o Simoninha chegou e ficou uns três segundos me olhando, caracterizada, e ficou emocionado. O filme foi punk. Eu comecei a ter enxaqueca durante as gravações, coisa que eu nunca tinha tido. Em uma das crises, precisei até ir embora para casa, e o Simoninha falou que a mãe dele tinha enxaqueca. Acho que foi a situação da vida dela, que eu vivi nas gravações, que me fez ter as crises", diz a artista, mostrando que é intensa em tudo o que se propõe a fazer.

Você pode gostar
Comentários