Rio de Janeiro ao amanhecer - fotografia de Carlos Monteiro - Fotografias: Carlos Monteiro
Rio de Janeiro ao amanhecer - fotografia de Carlos MonteiroFotografias: Carlos Monteiro
Por *Aline da Mata

Rio - Diariamente, o fotógrafo Carlos Monteiro enviava para O Dia Online cliques do amanhecer do Rio de Janeiro, às 4h30 ou um pouco depois, sempre com o objetivo de mostrar ao público paisagens desconhecidas. O trabalho que começou na fotogaleria da antiga editoria "Alvoradas Cariocas" vai se transformar no livro "Rio ao Amanhecer", o segundo livro do artista. 

A noite de autógrafos será na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, na Livraria Argumento do Leblon, rua Dias Ferreira, número 417, a partir das 19h. Leitores podem conferir uma prévia das fotografias do artista na galeria abaixo.

Carlos demorou mais de cinco anos para fazer seus registros: subiu em pedras, entrou em florestas e caminhou pela praia até encontrar todas as fotografias que ilustram "Rio ao Amanhecer", que será publicado pela editora Barléu.

"São duas coisas que são bem básicas nessa história: uma é que as pessoas, na grande maioria da vezes, não estão acordadas a essa hora. Então é mostrar pra essas pessoas como foi o amanhecer daquele dia. O segundo ponto é mostrar de ângulos que as pessoas naturalmente não têm acesso. Então, eu fiz fotografias de dentro da Floresta da Tijuca, das coberturas dos principais shoppings da cidade do Rio de Janeiro, dos principais hotéis e locais que não têm acesso autorizado," conta Monteiro.

"Eu tenho um amor profundo pelo Rio de Janeiro. Eu sou literalmente apaixonado por essa cidade. Isso resume a história de juntar a fotografia, que é uma coisa que sempre esteve na minha vida, de juntar a beleza da geografia carioca mais o amor incondicional por essa cidade", resume.

São mais de 80 imagens que retratam o amor de Carlos Monteiro pela cidade  para além da tarefa profissional. A obra terá apresentação dos jornalistas Chantal Brissac e Joaquim Ferreira dos Santos e do cineasta Silvio Back, além de textos do fotógrafo Frederico Mendes.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar