João Vitor Silva, o Ciro de 'Feras' - Divulgação/MTV
João Vitor Silva, o Ciro de 'Feras'Divulgação/MTV
Por Gabriel Sobreira

Rio - Levar um pé na bunda da namorada depois de anos de relacionamento é o ponto de partida para a jornada de aventuras e redescobrimento de Ciro (João Vitor Silva), um jovem morador da efervescente São Paulo em 'Feras', série que estreia nesta segunda-feira, às 22h, na MTV.

As novas formas de se relacionar (inclusive falando sobre relacionamento aberto), feminismo, sexo, drogas, aplicativos de encontro e a questão dos gêneros estão entre os assuntos abordados de maneira natural, sem didatismo ou juízo de valores na produção criada por Felipe Sant'Angelo e Teodoro Poppovic, que assinam o roteiro ao lado de Iris Junges, Mariana Trench e Gustavo Suzuki. No elenco, nomes como Camila Márdila, Mohana Uchôa, Rodrigo García, Tulio Starling, Vinicius Siqueira, Laerte Coutinho e participação de Jesuíta Barbosa e Leandro Ramos.

"A maior questão do Ciro é como não ser machista. Ele está ouvindo tanto sobre esse termo (machismo) e o que as feministas estão trazendo de bom para nossa sociedade, como mostrando ideais enraizados nos homens, que estão ultrapassadíssimos, que não cabem mais", diz João Vitor, o protagonista da série. "Todos os conflitos dele (Ciro) estão aí, essa busca por esse novo entendimento na sociedade, como se comportar, como saber respeitar todas as diferenças, e ao mesmo tempo, um conflito de autoconhecimento", completa.

Nessa caminhada, Ciro cruza com os mais diferentes tipos de amigos, desconhecidos, paqueras, festas, dilemas e drogas. "Não tem porque ter tanto cuidado para falar (sobre drogas). A série está distante de apoiar, não tem nada a ver sobre apologia ou apoio, mas é uma coisa que está aí, e a gente não pode simplesmente mascarar. Acho que, quanto mais a gente abre a discussão, a mais conclusões chega e mais soluções para esse problema real", diz Silva.

Ciro chega a ficar com meninos? "Ele fica muito disponível a viver qualquer experiência sem juízo de valores, julgamento algum. Isso é o que eu acho mais bonito no personagem, como ele se joga no que a vida propõe. Vocês podem esperar aventuras. Todos os tipos delas", avisa.

Para os pais

Apesar de a série dialogar diretamente com o público jovem, Silva defende que a produção deva ser acompanhada também pelos pais. "Quanto mais diálogo tivermos em casa, mais esclarecidos os filhos ficam e mais adultos menos ignorantes a gente vai ter no mundo", defende.

João Vitor diz ainda que o mais próximo que já experimentou alguma situação parecida com as quais são vividas por seu personagem, Ciro, foi o término de uma relação longa, que é logo exibida no primeiro episódio. "Acho o Ciro muito ousado, sou menos ousado que ele. Isso é algo que levei para mim", destaca.

Paralelamente à série da MTV, o ator está em cartaz com o espetáculo 'Ponte Golden Gate', no Teatro dos 4 (Shopping da Gávea, às quintas-feiras, às 21h, até 31 de janeiro), gravou a terceira temporada de 'Sob Pressão', ainda sem previsão de estreia na Globo, e estará na segunda temporada de 'Impuros', da Fox. Existe possibilidade de uma segunda temporada de 'Feras'? "Acho que o canal tem interesse, mas não temos nenhuma proposta. Ainda é cedo para falar".

Você pode gostar
Comentários