FILME 'JORGINHO GUINLE - $Ó SE VIVE UMA VEZ' - michel angelo
FILME 'JORGINHO GUINLE - $Ó SE VIVE UMA VEZ'michel angelo
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Para Jorge Eduardo Guinle (1916-2004), mais conhecido como o socialite e herdeiro milionário Jorginho Guinle, a vida foi uma festa. Do início ao fim. Mesmo que perto da morte já não fosse uma festa tão farta, mas ainda conservava algum glamour, já que mesmo na falência financeira, ele morreu em um dos quartos do Copacabana Palace, hotel que sua família fundou.

Conhecido por suas conquistas amorosas, seu carisma e aventuras, a vida do playboy ganhou cinebiografia dirigida e roteirizada por Otavio Escobar e estreia hoje nos cinemas. Em ‘Jorginho Guinle - $ó Se Vive Uma Vez’, o ator Saulo Segreto dá vida ao homem que teve algumas das mulheres mais desejadas de uma época de ouro, como Marilyn Monroe, Kim Novak, Rita Hayworth, Brigitte Bardot e Jayne Mansfield.

“Ele era uma figura magnética, cativante. Sabia receber, ciceronear, as pessoas se sentiam bem ao lado dele. E estava presente nos maiores momentos históricos do país”, observa Saulo, que recebeu o convite para o papel após um teste.

Filme ' Jorginho Guinle - Só Se Vive Uma Vez' - Divulgação

O diretor Otavio Escobar destaca que o filme não recorta somente a trajetória de aventuras de Jorginho. “Conta também as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira, desde a República Velha aos nossos dias. À medida que Jorge Guinle entra em decadência e tenta recuperar o único estilo de vida que conheceu, o filme acaba revelando um personagem muito mais profundo do que simplesmente o homem que nunca trabalhou. Vemos o playboy se transformando em um personagem muito mais rico do que a herança milionária que ganhou e torrou”, esclarece Escobar.

Jorginho Guinle no Copacabana Palace, hotel fundado por sua família - reprodução

DESEJO DE VIVER

Para interpretar o herdeiro de uma das famílias mais ricas do Brasil, da juventude à morte, Saulo Segreto, de 35 anos e 12 de carreira, conta que se preparou basicamente assistindo a entrevistas de Jorginho e depoimentos sobre ele. “A ideia era vê-lo como as pessoas que o conheciam bem e pegar traços, algo do jeito dele marcante”, diz o ator, que garante não temer comparações. “Interpretar alguém real tem esse agravante, as pessoas buscam algo similar, mas acho que vi tantos vídeos, vivi tanto a energia dele que chega uma hora em que o que construímos tem uma vida própria. É como se você perdesse um pouco do raciocínio, do comando mesmo. E a coisa vai. E o meu Jorginho surge daí".

Saulo revela que, apesar da sua realidade ser bem distinta da do bon vivant - “Sou pobre”, diverte-se -, admira a personalidade e a trajetória de Jorginho, que morreu aos 88 anos. “Ele foi honesto. Não deixou ninguém influenciar suas escolhas, respeitou sua natureza. Um homem culto e generoso, que viveu experiências incríveis. Viveu o que quis, do jeito que quis. Tem uma coisa na honestidade que ninguém mete o bedelho, sabe? Não quis ser nada além do que quis ser. Apesar de ter dado um pouco de erro de cálculo no final, também soube cair", diz.

EM FAMÍLIA

No elenco do longa, que mistura registros documentais, imagens de arquivo e ficção, com depoimentos da família e amigos, também estão Letícia Spiller, em participação como a governanta da família, e Guilhermina Guinle, que faz sua bisavó, com o mesmo nome. A atriz aproveita para esclarecer o parentesco entre ela e Jorge Guinle. "Ele é primo do meu pai, Luiz Eduardo. Filho do Carlos, irmão do meu avô Otácvio", explica Guilhermina, cujo avô foi um dos fundadores do Hotel Copacabana Palace.

Ela conta que, além da participação dramatúrgica, gravou um depoimento como ela mesma. “Na história, gravo com o Jorginho criança, parece que ele amava a avó Guilhermina. Foi incrível filmar no Palácio Laranjeiras”, lembra. “Morei a vida toda em São Paulo, então, convivi pouco com ele. Lembro de vir ao Rio, visitar minha avó, Maria Isabel, que também morou no Copacabana Palace até morrer, e de vê-lo lá. Ele era gentil, doce e carinhoso”.

FILME 'JORGINHO GUINLE - $Ó SE VIVE UMA VEZ' - michel angelo

Guilhermina conta que muitas lembranças vieram através das memórias do pai. “Ele contava que o Jorginho era mais velho que ele e foi pra Hollywood, pra não ter que servir o Exército, com uma gorda mesada por mês”, recorda. “Meu pai era muito tímido e dizia que o Jorginho era maravilhoso. Era o melhor relações públicas possível para o hotel, trazia gente famosa, influente. Era o primo mais velho que meu pai admirava. Naquela época, o Rio era a capital do Brasil e o Copacabana Palace, o maior hotel à beira-mar”.

E apesar de não ter filmado com Saulo Segreto, a atriz conta que o encontrou no set. “Nossa, ele estava muito parecido, bem caracterizado. Estou doida para assistir tudo”.

Você pode gostar
Comentários