Rio - Mais uma polêmica é aberta pelo Big Brother Brasil. Desta vez, a briga é travada fora da casa mais vigiada do Brasil. Em decisão da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a Rede Globo obteve liminar que, na prática, proíbe os portais UOL e Terra de cobrir jornalisticamente o reality show. O UOL recebeu a determinação como uma forma de censura e disse que recorrerá.
Pela decisão, o portal está proibido de fazer “exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora”.
Em caso de desobediência, o UOL terá que pagar multa diária de R$ 100 mil. A decisão também pede que o portal exclua todo o histórico referente aos 14 anos de cobertura do BBB. O portal está cumprindo a decisão. Já o Terra informou que ainda não foi notificado.
Em texto divulgado em seu site ontem à noite, o UOL entende a decisão como uma forma de “censura, que não tem precedente em sua história”. O portal informou ainda que “aplica em 12 anos de cobertura ao reality os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo”. O UOL conclui, afirmando confiar na Justiça do Rio. “Acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão”.
Secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, a deputada Cidinha Campos (PDT) disse que é preciso observar a proporção das imagens do BBB que o portal veicula. “Não pode reproduzir o programa integralmente. É a Globo quem comprou os direitos de transmissão”, indica.
Mesmo assim, o caso abre precedente perigoso, e a secretária crê que se trata de censura. “De certa maneira, é censura. Se o UOL difamasse ou ofendesse alguém com a cobertura, tudo bem. Mas não é o caso”, conclui.