A tarde começou com show da Velha Guarda para o delírio de novos e antigos torcedores que lotaram a quadra. Enquanto o público se embalava ao som de memoráveis sambas da agremiação, o presidente de honra Monarco chegou à quadra com o sorriso estampado no rosto e a sensação de tranquilidade para o início de um novo trabalho.
Anunciado como carnavalesco ainda na gestão de Nilo Figueiredo, Alexandre Louzada foi confirmado pelo presidente Serginho Procópio logo após o resultado das eleições. De volta à escola de Oswaldo Cruz, o veterano não escondeu a alegria ao pisar na quadra durante o primeiro evento oficial e ainda admitiu estar vivenciando um momento semelhante aos tempos mais antigos da escola.
"Acho que hoje é o meu batismo, na verdade, estou sendo rebatizado na Portela. Será o sexto Carnaval que farei para a escola e, coincidentemente, faço 30 anos de carreira em 2014. O que estou vendo aqui hoje é o clima dos anos 70, do antigo Portelão. Esta confraternização é um momento único, essa é a verdadeira Portela. Ver a quadra lotada é algo que nos move muito para fazer um grande Carnaval", disse Louzada, que ainda projetou um ano de muita dedicação da Azul e Branca.
"Estou num momento muito feliz. Nesta sexta-feira, li a sinopse do enredo para a diretoria e ela foi aprovada, agora vejo esse sucesso de público aqui na posse da nova equipe. São coisas incríveis, diria que é um pontapé inicial para um grande trabalho. Posso garantir uma coisa: Se depender do coração e de todos que estão aqui, a Portela já pode se considerar uma forte candidata ao título. Tudo isso está sendo movido pelo amor. Não existe nada que pode superar esta vontade de crescer e de voltar a brilhar cada vez mais aqui no nosso Carnaval", concluiu. O título do enredo é "Rio, de mar a mar. Do valongo à glória de São Sebastião".
Nova voz em êxtase
Contratado para ocupar o posto de intérprete oficial da Portela em 2014 no lugar de Gilsinho, o experiente Wantuir chegou à quadra azul e branca demonstrando um total entusiasmo. Com o tradicional bom humor e o sorriso estampado ao cumprimentar os integrantes e torcedores da nova agremiação, o cantor não poupou palavras para festejar a chegada na nova casa.
"Estou feliz demais por ter sido escolhido para defender essa escola. Só tenho que comemorar, ainda mais sabendo que é uma grande responsabilidade que existe, ainda mais se tratando de Portela, que é uma escola tradicional, antiga e muito famosa nesse nosso mundo. Temos uma nova gestão e o povo portelense marcando presença novamente. Só o nome Portela já é algo maravilhoso. Vamos com muito afinco, vontade e muita luta para o próximo Carnaval", disse Wantuir, que ainda festejou a companhia de Rogerinho e Rixxa no carro de som da Azul e Branca.
"Eles estão chegando para integrar o trabalho no carro de som, isso é muito bom. Não tem como não comemorar a chegada de quem quer ajudar, vamos receber todos de braços abertos, sabendo que vão colaborar demais", concluiu.
O evento teve também as presenças ilustres de Paulinho da Viola e Lan, que receberam títulos de sócios-beneméritos ao lado de Monarco. Paulinho levou o público ao delírio ao cantar o clássico "Foi um rio que passou em minha vida" e foi bastante aplaudido. No fim, da bateria de Mestre Nilo Sérgio encerrou a festa em grande estilo.
Vice-presidente - Marcos Falcon
Presidente de Honra - Monarco
Carnavalesco - Alexandre Louzada
Diretor de Carnaval - Luiz Carlos Bruno
Diretor de Barracão - Paulinho do Ouro
Diretor Cultural - Luis Carlos Magalhães
Mestre-Sala - Diogo Fran
Porta-bandeira - Danielle Nascimento
Mestre de Bateria - Nilo Sérgio
Intérprete - Wantuir (apoios: Rixxa, Rogerinho e Cremilson)
Coreógrafa da comissão de frente - Gislaine Cavalcanti