Por raphael.perucci

Rio - A Vila Isabel e a Basf, multinacional que patrocinou o desfile da escola em 2013, anunciaram nesta sexta-feira, em evento no Jardim Botânico, na Zona Sul, o resultado do projeto de neutralização do carbono gerado durante as etapas de preparação do último Carnaval.

O plano mostrou como a empresa atuou para diminuir a emissão de gases e poluição durante as seguintes fases: construção das alegorias e fantasias, ensaios na quadra, transporte de pessoas e alegorias, desfile e destinação final. O montante de CO2 gerado foi de 1.054,57 toneladas.

Segundo o relatório divulgado, desse total, 1,48% foram com ensaios e festas, 4,84% durante o desfile na Sapucaí, 15,64% na construção de fantasias e alegorias, 37,8% no deslocamento de convidados e 40,71% de transporte da Vila.

Representantes da Basf e presidente da Vila apresentaram resultado de projeto. Presidente da Liesa e subsecretário de Turismo prestigiaram eventoFernando Azevedo / Divulgação


Sete mil árvores plantadas

Para compensar todo o carbono emitido, foram plantadas sete mil árvores nativas na Fazenda Santa Irene, em São Paulo. O número corresponde a 4,2 hectares de mata. Para o presidente Wilsinho Alves, o projeto faz da Vila a primeira escola sustentável do Carnaval.

"A Vila Isabel mais uma vez mostrou seu pioneirismo e sua posição de vanguarda, sendo a primeira escola sustentável do Carnaval carioca", afirmou.

Durante o evento, Wilsinho também comemorou a parceria com a Basf que começou com a escolha do enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – ‘Água no feijão que chegou mais um". "Mostrar a mensagem de agradecimento ao agricultor foi o nosso papel. Carnaval se ganha com organização e com a organização da Basf conseguimos desenvolver esse belo enredo, fazer um belo samba e ganhar o título do Grupo Especial", disse o dirigente.

A Basf foi representada pelos vice-presidentes Maurício Russomano e Eduardo Leduc. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, o Subsecretário Especial de Turismo do Rio, Pedro Guimarães, e a presidenta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, também marcaram presença.

Você pode gostar