Por raphael.perucci

Rio - Cinquenta funcionários estão dando expediente diário no barracão da Portela, na Cidade do Samba, nos preparativos para o desfile de 2014. Das oito alegorias que irão para a Avenida, quatro estão na etapa de construção de ferragens. Na próxima semana, será dado início aos trabalhos de carpintaria e esculturas.

As atividades acontecem no quarto piso, onde estão sendo confeccionados os protótipos das 38 alas, sob o comando do carnavalesco Alexandre Louzada.

Funcionários do barracão da Portela posam com o carnavalesco Alexandre LouzadaRicardo Almeida / Divulgação

Com 20 anos de experiência no Carnaval, Rogério Sampaio, que há oito atua nos ateliês de fantasias da Portela, diz que o panorama deste ano na escola não lembra o dos anos anteriores.

"Da equipe passada de ateliê de fantasias, só eu que fui convidado a ficar. Posso dizer que o ritmo está bem diferente de antes. Ano passado, algumas fantasias nem chegaram a sair do papel e virar protótipos. Foram direto para a reprodução. Agora o trabalho está bem mais tranquilo."

Estreante na escola, Veluma, que tem 26 anos de dedicação à preparação de fantasias em agremiações como Salgueiro, Unidos da Tijuca e Mangueira, também está satisfeita com o que encontrou.

Fantasias da Portela estão sendo feitas na Cidade do SambaRicardo Almeida / Divulgação


"O que eu vejo na Portela hoje é bem diferente do que eu ouvia falar. Tudo o que é prometido é cumprido, tudo funciona dentro do prazo. Começamos os protótipos no dia 9 de julho e vamos terminar na semana que vem. Aí vamos começar a reprodução das fantasias de comunidade", completou.

O título do enredo da escola é “Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, de autoria de Rogério Rodrigues. A Portela será a quinta a desfilar na Segunda-Feira de Carnaval.

Você pode gostar