Por rafael.arantes

Rio - Já é tempo de festa nas quadras do Carnaval carioca. Em época de disputa de samba para o próximo ano, as agremiações já se preparam para mais uma temporada de trabalho, mas a maior curiosidade ficou por conta de alguns nomes bastante conhecidos. Se é comum famosos concorrerem em algumas escolas, desta vez, a quantidade de artistas que resolveram entrar na briga é maior. Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Péricles, Mart'nália, Arlindo Neto, Pedro Luís, Suzana Pires, Elymar Santos e Xande de Pilares se espalharam por Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade, Imperatriz e Salgueiro em busca de um espaço na Marquês de Sapucaí em 2014, pelo Grupo Especial.

Xande de Pilares (esquerda) vai disputar mais uma vez no SalgueiroReprodução Internet

Presente também nos últimos dois anos, onde venceu por duas vezes a disputa na Vila Isabel, Arlindo Cruz não abriu mão e seguiu com o ritual de colocar samba na atual campeã do Carnaval, ao lado da vitoriosa parceria de André Diniz. Ainda na Azul e Branca, além de Mart'nália, que volta a disputar samba na escola, Pedro Luís é a maior surpresa. Ao lado de Tunico, filho do agora baluarte Martinho da Vila, e da atriz Suzana Pires, o músico resolveu embarcar na onda do Carnaval e também está na tentativa por um lugar na Sapucaí. Em sua estreia nas disputas de samba, a análise é completamente positiva, mesmo vivendo a experiência longe da escola do coração.

"Olha, entre esses nomes acho que sou a maior surpresa no ramo né? (risos). Temos o Arlindo que é um grande ícone da área, e o próprio Elymar também.. Comigo foi tudo muito surpreendente. O Carnaval é algo que eu acho incrível. Sempre fui um grande admirador das escolas de samba. Nasci na Tijuca, a escola do meu coração é o Salgueiro, mas também sempre estive lado a lado com a Vila. É uma agremiação que tem um bom ambiente, muito simpática e que tem o Martinho como integrante. É incrível mesmo. Quando conheci o Tunico acabamos brincando com isso de sermos parceiros de samba e acabou rolando. Há poucos dias nos encontramos numa conexão e quando toquei no assunto ele me veio com ideias, também mandei algumas e estamos aí. Acho que isso tudo é muito bacana, quanto mais gente se envolver e quiser contribuir para o espetáculo podemos ver coisas positivas", comentou Pedro.

Pedro Luís (direita) vai concorrer na disputa de samba da Vila Isabel com Tunico (centro)Reprodução Internet


Xande disputa no Sal e dupla surpreende em Caxias

Se de um lado Arlindo Cruz segue determinado a bater o estreante Pedro Luís e a tradicional Mart'nália para conquistar mais uma vitória na Vila Isabel, Xande de Pilares não abre mão de buscar sua primeira vitória no Salgueiro. Presente nas últimas disputas, o sambista resolveu se juntar ao veterano compositor salgueirense Dudu Botelho e, juntos, prepararam um dos sambas concorrentes da Vermelha e Branca para 2014. Já na Grande Rio os holofotes estão voltados para a parceria de Arlindo Neto. Para 2014, o filho de Arlindo Cruz apostou em dois aliados especiais na composição para a Tricolor e Jorge Aragão e Péricles são as grandes surpresas na disputa de samba da escola de Caxias.

"É muito bacana fazer samba com dois grandes ídolos, e agora amigos também. Aragão, que é um dos maiores poetas do samba, e o Pericão, que é um dos maiores cantores do Brasil, são dois caras que eu sou fã. Admiro o trabalho deles desde pequeno e agora me vejo sendo parceiro desses dois ícones. Já aqui em casa é uma grande torcida sempre. No ano passado, meu pai venceu a disputa na Vila e eu na Grande Rio, neste anos estamos concorrendo novamente separados, mas sempre torcendo um pelo outro, sempre ajudando e apoiando. Aqui em casa é sempre assim, um apoio total", analisou Arlindinho.

Péricles e Jorge Aragão disputam samba na Grande Rio ao lado de Arlindo NetoReprodução Internet




Dudu Nobre e Elymar Santos disputam 'em casa'

Para encerrar a lista de celebridades, Dudu Nobre e Elymar Santos não perderam a oportunidade de compor para suas escolas do coração. Mocidade e Imperatriz contam com a inspiração dos ilustres torcedores em sua disputa de samba para 2014. Enquanto a Verde e Branco de Ramos já segue com o concurso em andamento, os integrantes da agremiação de Padre Miguel irão conhecer os candidatos ao posto de hino oficial para o próximo Carnaval neste domingo e a expectativa de Dudu é a melhor possível.

Dudu volta a disputar samba na MocidadeReprodução Internet

"Estamos muito ansiosos, a expectativa é muito grande. Estamos fazendo este trabalho já há algum tempo e ficamos muito felizes com o resultado final, está maravilhoso. Com toda a humildade, posso dizer que os Independentes irão gostar muito também. Acho que ter um samba na Mocidade é praticamente a última coisa que falta na minha carreira, quero ter este privilégio. Uma obra dessas é como se fosse um filho e eu estou procurando fazer tudo dentro das minhas melhores possibilidades. Temos uma grande surpresa na gravação, algo muito legal. Quero estar sempre presente nessa caminhada. Não adianta só assinar o samba, tem que estar presente, tem que participar", disse Dudu Nobre, que aproveitou para analisar a situação de diversos artistas estarem presentes nas disputas deste ano.

"O grande samba de 2013 do Martinho e do Arlindo com o Diniz, na Vila, foi um grande marco. Com essa história toda, algumas escolas começaram a procurar artistas para escrever alguns sambas, enquanto isso outras possuem muitas celebridades na casa. Ter um bom samba, na verdade, é o interesse maior da própria agremiação. Eu mesmo cheguei a ser procurado para participar de sambas, mas decidi que meu retorno seria na Mocidade, é a escola do meu coração. Neste ano realmente temos vários artistas, o próprio Pedro Luís ter colocado na Vila eu não estava sabendo. No geral, eu fico na torcida por meus colegas, espero que tenham êxito e torço para que as escolas escolham os melhores sambas, independente de quem seja o autor", concluiu Dudu.

Você pode gostar