Por raphael.perucci

Rio - O mundo do samba está de luto. Morreu, neste sábado, aos 69 anos, Zeno Bandeira. Figura consagrada entre os sambistas, Zeno atuava como radialista, produtor musical, apresentador de eventos e comentarista de Carnaval desde os anos 60. Passou por diversas rádios como Imprensa e Roquette Pinto, onde comandava há muitos anos o Programa "Nossa raiz", atração inteiramente dedicada ao samba. Estava afastado da função desde 2011, quando sofreu uma isquemia.

Zeno foi internado há três meses num hospital na Zona Oeste com quadro de infecção urinária e morreu neste sábado. O corpo foi enterrado neste domingo, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.

Amigo de nomes importantes da música, Zeno ajudou a lançar e divulgar muitos artistas e grupos de pagode. Trabalhou no escritório de Martinho da Vila e também produziu o primeiro disco de Leci Brandão, "Antes que eu volte a ser nada", em 1975. Ainda na década de 70, "descobriu" o cantor e compositor Roberto Ribeiro.

Zeno Bandeira comandava o Programa 'Nossa raiz' na Rádio Roquette PintoDivulgação


Torcedor da Unidos de Vila Isabel, foi um dos criadores do "Casa de Bamba", projeto de sucesso que promovia shows a preços populares na antiga quadra da agremiação, no Estádio do América, na Rua Teodoro da Silva. Foi também um dos fundadores da escola mirim Herdeiros da Vila e integrou a equipe de produção de Carnaval da TV Globo. Amigos exaltaram a importância de Zeno:

Leci Brandão (cantora e deputada estadual por São Paulo)
"Zeno foi produtor do meu primeiro disco, em 75, e depois me levou para a Polygram. O Sérgio Cabral me descobriu, mas o Zeno me abriu portas e sempre me deu muitas dicas. Ele procurava os sambas no celeiro e levada para os cantores gravarem. Sempre me deu muita força. Era amigo dos sambistas e todo mundo gostava dele. Divulgava o samba de raiz como ninguém. Perco um grande amigo."

Miro Ribeiro (jornalista e radialista da Roquette Pinto e Manchete Am)
"O Zeno era muito engraçado e tinha dedicação total ao samba de raiz. Ele fazia questão de lembrar todos os nomes importantes do samba tocando isso tudo no programa dele. Era uma coisa de resistência mesmo. Vai fazer muita falta no rádio. Ele não tinha a noção do que ele representava para nós."

Braga Júnior (radialista e produtor do programa de Zeno)
"O Zeno era muito amigo, companheiro e uma figura importantíssima no mundo do samba. Foram mais de 10 anos sendo operador do programa dele e nunca tivemos um problema. Era comum, na madrugada, os ouvintes ilustres que ele tinha ligaram para falar ao vivo. Jorge Aragão e Leci Bradão eram alguns deles."

Você pode gostar