Por tiago.frederico

Rio - A Unidos de Vila Isabel já tem o seu hino para a disputa do bicampeonato. Confirmando o favoritismo, o samba campeão leva as assinaturas de André Diniz, Arlindo Cruz, Arthur das Ferragens, Evandro Bocão e Professor Wladimir.

O enredo é "Retratos de um Brasil plural", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho. O resultado só foi anunciado por volta das 5h30 deste domingo pelo presidente Wilsinho Alves.

Arlindo Cruz venceu disputa pela terceira vez seguida na VilaRicardo Almeida / Divulgação


"Eu escutei os meus segmentos, a diretoria, as novas contratações, esse time de estrelas que temos agora. Assisti a todas as eliminatórias e esse samba é mais satisfatório possível para a Unidos de Vila Isabel. Tenho certeza que o bicampeonato está cada vez mais próximo com o samba escolhido!", disse o dirigente.

Ao vencer pela 15ª vez, André Diniz surpreendeu e afirmou que vai parar de concorrer por um tempo. "Essa será uma despedida sem data de volta. Era uma vontade minha que virou uma decisão tomada, eu preciso de um tempo a mais para me dedicar à minha família. Quero dar uma renovada na disputa dos sambas enredo da Vila. Todo esse processo é muito legal e prazeroso, mas demanda muito tempo e trabalho e eu preciso descansar", revelou.

Arlindo Cruz faz apelo aos jurados

Feliz pela terceira vitória consecutiva, Arlindo Cruz fez questão de pedir mais coerência aos jurados na hora do julgamento. O sambista ainda não conseguiu digerir um 9,8 que o samba de 2013, aclamado pelo público e pela crítica como um dos melhores dos últimos anos, recebeu.

André Diniz%2C um dos maiores compositores de samba-enredo de todos os tempos%2C afirmou que vai parar por um tempoRicardo Almeida / Divulgação


"É uma grande honra poder levar o hino da escola com a minha assinatura na parceria, mas espero que os jurados possam ser mais coesos, porque em 2012 o meu samba não foi tão condecorado como o deste ano, mas foi avaliado com nota máxima. Já o nosso último samba ganhou quase todos os prêmios possíveis e levamos um 9,8 que foi difícil de engolir", comentou o sambista.

Quem também se emocionou muito com o resultado foi o ex-presidente Evandro Bocão, que faturou pela oitava vez. Figura folclórica da Vila, o compositor exaltou a conquista e a parceria com André Diniz, que em 2014 irá completar 20 anos.

"Essa vitória vem para coroar esses 20 anos dessa parceria que nos dá muitas alegrias. E ainda mais agora com o Arlindo Cruz junto de nós. Ele é um ídolo de toda uma geração que cresceu ouvindo ele, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e outros craques do Samba", afirmou Bocão.

Vila Isabel escolhe samba para 2014 com a presença da rainha Sabrina SatoFernando Azevedo / Divulgação


Quem também esteve presente na final foi a rainha Sabrina Sato. Muito simpática e feliz com o resultado, ela comentou sobre como se sente estando à frente da bateria de uma das agremiações mais tradicionais do Rio pelo quarto ano.

"A Vila Isabel é uma escolha da raiz do samba, quem vem aqui sente que é um samba da comunidade, e a comunidade dá o sangue pela Vila Isabel. Eu não poderia ter escolhido escola melhor, porque eu aprendi aqui como é o carnaval. Eu fui bem acolhida por todos aqui dentro e me sinto muito feliz", disse.

Filhos de Martinho da Vila, Tunico e Mart'nália concorreram em parcerias distintas. O time de Tunico teve e presença de dois estreantes no assunto, a atriz Suzana Pires e o cantor Pedro Luís, do Monobloco.


Confira a letra do samba campeão

Enredo: Retratos de um Brasil Plural

Autores: André Diniz, Evandro Bocão, Arlindo Cruz, Arthur das Ferragens e Professor Wladimir

Brasil minha terra adorada
Moldada pelo criador
Mistura de cada semente
Nasceu realmente quando aportou
Mãe África a luz do teu solo
No espelho perfeito do mar
Cultura se deita em teu colo
Gigante-mestiço se fez despertar
A brasilidade aflora no sertão
Ser tão exuberante na raiz
De um rosto caboclo, cafuso ou mulato
Retratos do meu país

Tem no baile o arrasta-pé
Quando a chuva molha o chão
Mandacaru em flor
Com as lágrimas do céu e o povo em oração
O branco verdejou

Doce canto do uirapuru
Choram seringueiras, cobiça ameaça,
Floresta entrelaça pela salvação
O grito da preservação
Cerrado manto de capim dourado
Que vença as chamas dos ancestrais
Mãe d´agua, canto pantaneiro
Divino som dos rituais
Com o Negrinho do Pastoreiro
Protegendo campos e pinheirais
Unidos, guardiões da vida
De corpo e alma, nós somos a Vila

O coração vem na marcação
E o sangue azul tá na veia com certeza
O samba é a minha natureza, é bom lembrar
Tem que respeitar


Você pode gostar