Rio - A Unidos da Tijuca escolheu, na madrugada deste domingo, seu samba-enredo para o Carnaval 2014. Após uma final com quatro obras, venceu a parceria de Caio Alves, Fadico, Gustavinho de Oliveira e Rafael dos Santos. Com o enredo "Acelera, Tijuca", a agremiação fará uma homenagem ao piloto Ayrton Senna (morto em 1994) e ao universo da velocidade. O carnavalesco é Paulo Barros.
Formado por jovens talentos, o time campeão faturou pela primeira vez. "Fizemos uma samba valente, gostoso de cantar e que a comunidade abraçou. Como a Tijuca será a última a desfilar, ela precisava de um samba para cima e forte", analisou Gustavinho de Oliveira, de 30 anos, que participou da disputa pela terceira vez. Integrante do carro de som da Vila Isabel, o compositor disse que o desenvolvimento do enredo ajudou na elaboração da composição.
"O enredo ajudou e o carnavalesco deu um leque de opções muito grande na sinopse. Falamos de Ayrton Senna e de outras coisas como a 'Corrida Maluca' (famoso desenho animado dos anos 70)", explicou. No time campeão aparecem ainda Caio Alves, filho da porta-bandeira Rute, e Rafael dos Santos, filho do intérprete Tinga. "Estamos na luta há três anos e chegou a nossa vez. A qualidade do samba fez a diferença", festejou Rafael.
Viviane Senna na quadra
Irmã do eterno ídolo brasileiro das pistas, Viviane Senna prestigiou a finalíssima e acompanhou toda a movimentação do camarote do presidente Fernando Horta. Empolgada, a empresária afirmou que aposta num grande desfile.
"Acho que será uma apresentação emocionante e arrepiante ao mesmo tempo. Todo o povo brasileiro tem um carinho muito grande pelo Ayrton (Senna) e sei que muita gente vai se emocionar quando a Tijuca passar. Com o talento do Paulo Barros e a competência da escola, não há chance de dar errado", disse.
Acompanhada de familiares, Viviane foi convidada a ir até o centro da quadra e beijar o pavilhão. Em seguida, conferiu a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute, e recebeu o carinho do público.
Para o presidente Fernando Horta, 2014 será bastante especial para a escola. "Nosso enredo será um grande diferencial. A Tijuca já há alguns anos é muito esperada na Avenida e por isso temos que dar espetáculo. Carnaval só se vence no dia, mas podem ter certeza que a Tijuca vai preparada para ganhar o título". A rainha de bateria, Juliana Alves, também prestigiou a festa.
Confira a letra do samba
Autores: Caio Alves, Fadico, Gustavinho de Oliveira e Rafael dos Santos
Vai começar
Libere a pista para a emoção
Foi dada a partida, prepare o seu coração
Tijuca, a hora chegou
Quem será o vencedor?
Dos animais, agilidade
A inspirar velocidade
Impressionante a ousadia
A internet avançando a cada dia
A equipe anunciou, no pit stop o piloto parou
E lá vão eles na pura cadência do samba
Numa corrida maluca repleta de bambas
Tentando trapacear, deu mole, rodou na pista
Ficou pra trás o vigarista
Rompendo barreiras, superam limites
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitoria alcançar
Acelera Tijuca, eu vou com você
Nosso lema é vencer
Nos guia a estrela que brilha no céu
Ayrton Senna do Borel