Por raphael.perucci

Rio - Elymar Santos viveu uma das noites mais emocionantes de seus quase 30 anos de carreira neste domingo. O cantor, que é um dos ícones da Imperatriz Leopoldinense, venceu pela primeira vez a disputa de samba-enredo em sua escola do coração. O time campeão conta ainda com Guga, Tião Pinheiro, Gil Branco e Me Leva. O enredo de 2014 é uma homenagem ao ex-jogador Zico.

Com um refrão explosivo, que lembra os cantos de torcidas de futebol, a composição conquistou os torcedores da agremiação de Ramos e tem tudo para incendiar as arquibancadas na Sapucaí. "Era o meu preferido desde o início. A letra conta o enredo perfeitamente e tem um apelo popular muito forte. Os compositores foram muito felizes e a comunidade entendeu isso. A Imperatriz está de parabéns", exaltou o carnavalesco Cahe Rodrigues.

Emocionado%2C Elymar Santos comemora vitória com Bruno e Thiago%2C filhos de ZicoRaphael Azevedo / Agência O Dia

Bastante emocionado após o anúncio do resultado, Elymar festejou a vitória e fez um desabafo. "Faltava isso na minha carreira. E mais do que isso, acho que essa conquista me credencia no mundo do samba. Sempre estive entre os sambistas e nos pagodes, mas muita gente não me via dessa forma. Muitos só lembravam do meu lado de cantor romântico e sempre tinha alguém que não me respeitava como eu deveria."

Para o artista, o diferencial da obra foi o refrão empolgante e a abordagem do enredo. "Realmente o refrão fez toda a diferença, mas acho também que conseguimos contar a história do Zico da melhor maneira possível e como o carnavalesco queria. Tivemos a preocupação de não falar só de Flamengo e de torcida. Estamos falando de um ídolo do povo brasileiro que tem uma linda história."

Elymar, Guga, Tião Pinheiro, Gil Branco e Me Leva são os autores do hino da Imperatriz LeopoldinenseDiego Mendes / Divulgação

Além de agradecer o apoio de todos os segmentos, o cantor fez questão de ressaltar a qualidade da composição, que em sua opinião pode representar um divisor de águas para a verde e branco. "Esse samba vai mudar a história da Imperatriz. Sempre fui popular e acho que a escola agora vai sentir bem o que é isso. O último samba que as pessoas lembram do Carnaval é o 'Explode Coração', do Salgueiro, de 1993. Acho que agora também vão lembrar do nosso samba. Ele vai ficar, ele vai ficar", completou.

Apesar de não ter faturado, merece destaque o excelente samba de Zé Katimba e Preto Joia. A composição elevou ainda mais o nível da disputa e tinha todas as chances de vencer.

Filhos de Zico aprovam resultado e vibram

Zico não pôde prestigiar a finalíssima devido a compromissos como treinador do Al-Gharafa, do Qatar. No entanto, a família foi representada por dois dos filhos do craque, Bruno e Thiago Coimbra. Acompanhada de amigos, a dupla se esbaldou na quadra e vibrou com a apresentação dos concorrentes. No fim, ambos foram ao delírio com o anúncio do campeão e subiram ao palco para ajudar a cantar.

"Os finalistas eram muito bons, mas esse que ganhou era o melhor. O refrão emociona e contagia todo mundo. Sem falar que cita o aniversário do meu pai, que será no dia do desfile", comentou Thiago. O irmão Bruno fez coro. "Nossa ficha ainda não caiu e todos na família estão muito felizes com essa homenagem. Além de ídolo de um time, meu pai tem uma história muito bonita de superação e de vencer obstáculos. Ver isso na Sapucaí será uma emoção muito grande", afirmou. Ainda segundo Bruno, Zico ouviu a grande maioria dos concorrentes à distância.

Thiago e Bruno Coimbra (D) aprovaram resultado e comemoraram com o carnavalesco Cahe RodriguesRaphael Azevedo / Agência O Dia

Veterano Guga celebra 16ª vez

A festa também teve sabor especial para outra figura tradicional na Imperatriz: o compositor Guga, de 64 anos. Maior vencedor da história da agremiação, o veterano faturou pela 16ª vez. "Conseguimos fazer um samba valente e contagiante. A ideia do refrão forte é para resgatar o coro do Setor 1 na Sapucaí e começarmos o desfile com todo o gás. A comunidade mostrou a força do nosso hino e queremos repetir isso no desfile", afirmou Guga.

A rainha de bateria Cris Vianna marcou presença e foi bastante aplaudida pelo público. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também prestigiou o evento.

Com o enredo "Arthur X - O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz", a escola será a quarta a desfilar na Segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março. Na ocasião, Zico estará completando 61 anos. O último título da agremiação de Ramos foi conquistado em 2001.

Exuberante%2C a rainha Cris Vianna marcou presença e foi bastante aplaudidaDiego Mendes / Divulgação

Confira a letra do samba campeão

O dia chegou!
Em meus olhos, a felicidade.
Te fiz poesia, pra matar a saudade...
Imperatriz vai me levar
A um reino encantado,
Um menino a sonhar...
Cresceu driblando o destino,
Venceu as barreiras da vida...
Fardado nas cores da nação,
Armado de raça e paixão,
Nos pés, o poder!
Vencer, vencer, vencer!

“Oô”, o povo cantava...
Domingo, um show no gramado!
Com seus cavaleiros, Arthur se tornava
O “Rei do Templo Sagrado”

Caminhando mundo afora...
O seu passaporte, a bola!
Da Europa ao Oriente,
Grande “Deus do Sol Nascente”,
Outros reinos conquistou...
À sua pátria amada, então, voltou.
Hoje, mais do que nunca é o seu dia,
Vamos brindar com alegria,
Trazer de volta a emoção.
Com toda humildade, vem ser coroado,
Vestir o meu manto verde, branco e dourado!
Quem dera te ver por mais um minuto,
Na arquibancada, todo mundo canta junto

Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe Ô
O show começou!
Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe Ô
Um canto de amor!
Imperatriz me faz reviver...
Zico faz mais um pra gente ver




Você pode gostar