Por raphael.perucci
Rio - Na busca pelo tão sonhado título de campeã da festa, a Grande Rio aboliu todas as alas comerciais da escola – no último desfile o número já havia sido reduzido – e contará exclusivamente com o canto e a garra da comunidade para brilhar na Sapucaí. Segundo Ricardo Fernandes, a medida valoriza o que as escolas de samba têm de melhor: os componentes,
"A comunidade é o maior bem que uma escola de samba possui, é o material mais valioso dentro desse tipo de instituição. Tendo cem por cento das alas doadas para a comunidade, a Grande Rio mostra que valoriza esse bem. O componente se sente agraciado e o povo de Caxias e da Baixada Fluminense se sente ainda mais feliz por ter seu espaço aumentado na festa. A qualidade do chão da Grande Rio vai melhorar ainda mais", conclui.
Christiane Torloni, atual rainha, e Paola Oliveira estiveram na quadra, no último domingo. Na imagem, elas aparecem com mestre Ciça, responsável pela bateria da agremiação de Duque de CaxiasRodrigo dos Anjos / Ag. News

Ensaios três vezes por semana

Publicidade
A temporada de ensaios vem atraindo os amantes do samba para a quadra da escola, em Duque de Caxias. Às terças-feiras, a agremiação realiza os ensaios técnicos da comunidade, que funcionam como treino para o desfile, no qual a tricolor vai falar sobre os 200 anos da cidade de Maricá, com o enredo "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá", tema assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo. Começa sempre às 20h, com entrada gratuita.
Os ensaios de sábado, em formato de show, têm início às 22h, com ingresso a R$ 10 (preço único). Além do samba que vai ilustrar a passagem da Grande Rio pela Sapucaí, o intérprete oficial Emerson Dias ainda canta sucessos de carnavais passados e clássicos de outras agremiações do Grupo Especial.
Publicidade
Assim como a comunidade e os principais segmentos, entre eles a bateria de Mestre Ciça, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Luiz Felipe e Verônica Lima, costumam prestigiar os ensaios de sábado artistas convidados, como aconteceu no último dia 11, quando o presidente de honra Jayder Soares, comemorou aniversário na quadra cercado de belas atrizes, como Paolla Oliveira e Christiane Torloni, atual rainha de bateria.
Paola Oliveira posa com Jayder Soares e PerássioRodrigo dos Anjos / Ag. News

Aos domingos, festa é na rua

Já aos domingos, a agremiação leva seus mais de 3 mil componentes às ruas de Duque de Caxias para treino técnico ao ar livre. O ensaio, que acontece na rua 25 de agosto, começa sempre às 19h. Para o diretor de Carnaval da escola, Ricardo Fernandes, a intensa maratona de ensaios renderá bons frutos à agremiação, que será a segunda a desfilar, no Domingo de Carnaval.
Publicidade
"A melhor receita para fazer um belo desfile e ver estampada no rosto de cada componente a magia do Carnaval é justamente ensaiar. Uma escola bem treinada certamente terá um bom desempenho na Avenida. Quando você ensaia bastante e acostuma as pessoas a fazerem o que é preciso para encantar o público e os jurados, um bom resultado acontece na hora do desfile", afirma o diretor.
A quadra fica na rua Wallace Soares, 5 e 6, no Centro de Duque de Caxias, e tem capacidade para 8 mil pessoas. A classificação etária é livre e o telefone para informações é o 2671-3585.